Morar Fora: Uppsala, Suécia, por Patrícia Cordeiro

O que você sabe sobre a Suécia? Além de que é um país nórdico, que faz muito frio em boa parte do ano e que é um país bem desenvolvido (com alto IDH), acho que eu não saberia dizer mais nada. A jornalista Patrícia Cordeiro também não conhecia praticamente nada sobre o país até que surgiu a oportunidade de se mudar para lá. Mas ela não foi sozinha, foi acompanhada do marido e do filho, que na época tinha dois aninhos. A família brasileira está há dois anos vivendo em Uppsala, que fica a 70km ao Norte da capital Estocolmo. Lá, a família cresceu e há seis meses nasceu o caçula. 

Nesta entrevista do Morar Fora, Patrícia nos contou como tem sido a vivência de uma família brasileira na Escandinávia, o desafio de passar uma época do ano completamente sem sol e outro com sol 24h, a adaptação do filho e a experiência do parto em outro país. 

f6f62fc3-cf4f-4c8b-aef8-d0e1f7ea43d6

Continuar lendo Morar Fora: Uppsala, Suécia, por Patrícia Cordeiro


Morar Fora: Flórida, Estados Unidos, por Lidiane Lins

Os Estados Unidos são o país com o maior número de imigrantes brasileiros. Não existem dados precisos, mas o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estima que existam em torno de 1,3 milhão de brasileiros residentes no país. Uma das maiores comunidades brasileiras nos EUA está no estado da Flórida.

No “Morar Fora” desta semana, publico a entrevista com a jornalista Lidiane Lins que há dois anos vive em Boca Raton, na Flórida. Ela nos contou como foi morar no país, a diferença da Flórida pelo olhar de turista e o de residente, como conseguiu trabalho e o tão desejado Green Card, e dá um conselho para quem quer morar na Flórida.

Continuar lendo Morar Fora: Flórida, Estados Unidos, por Lidiane Lins