Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano

É quase um consenso que 2016 não foi um ano fácil, em muitos aspectos (política no Brasil e no Mundo, crise econômica, tragédias etc), mas em termos de viagens, nós não temos o que reclamar deste ano. Viajamos menos do que em 2015, afinal, ano passado, passamos 5 meses fora, no Dois na América, mas conseguimos visitar destinos que há muito tempo sonhávamos em conhecer. E, também, como fizemos viagens mais curtas, conseguimos ter um pouco mais de conforto. Ah! E o melhor de tudo, enquanto publico esta retrospectiva, estamos fazendo uma viagem linda, que há anos planejamos (acompanhe no nosso IG @compviagens). Então, só tenho que esperar coisas boas para 2017! Agora, vamos ao nosso top 7 de viagens marcantes de 2016:

Continuar lendo Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano


Chapada dos Veadeiros: Cataratas dos Couros sem guia. Saiba que cuidados tomar

Aproveitamos nosso último dia na Chapada dos Veadeiros para conhecer a Catarata dos Couros, que fica no sentido Brasília, já que tínhamos que voltar para a capital. Essa é uma das cachoeiras com entrada gratuita e que não é necessário guia. Por isso, fizemos por conta própria. Porém, tivemos que contar com a sorte para não nos perdermos, pois no meio do caminho, todas as placas de sinalização foram arrancadas, segundo os  moradores da região, pelos próprios guias para “forçar” os turistas a fazerem a visita acompanhados por eles. Neste post, explico como fazer para chegar nessas cataratas por conta própria e que cuidados tomar.

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros
Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros

Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Cataratas dos Couros sem guia. Saiba que cuidados tomar


Chapada dos Veadeiros: Sítio histórico Kalunga e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara

A cachoeira Santa Bárbara (foto em destaque) é considerada, por muitos, a mais bonita da Chapada dos Veadeiros. A Cachoeira fica dentro do chamado Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, a 27 km do município de Cavalcante. O melhor jeito de conhecê-la é na companhia de um guia kalunga, povo descendente de quilombolas, que vive na região há quase 200 anos. O passeio de um dia inclui também Cachoeira Capivara. Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Sítio histórico Kalunga e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara


Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo

A foto de destaque deste post é do Mirante da Janela, provavelmente, um dos ângulos mais bonitos da Chapada dos Veadeiros, Goiás. O mirante é uma formação natural, em que as pedras parecem formar uma janela com vista para as cachoeiras dos Saltos do Rio Preto, que ficam dentro do Parque Nacional. Nós fizemos a trilha que leva ao mirante e conto como foi neste post. Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo


Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Jardim de Maitreya

O Vale da Lua está entre os atrativos mais visitados da Chapada dos Veadeiros. O nome do lugar deve-se às crateras nas pedras de granito, formadas pelas águas do rio São Miguel, ao longo de 600 milhões de anos. No caminho de Alto Paraíso até o Vale da Lua fica o Jardim de Maitreya, uma área do Parque Nacional, considerado um local místico.

Vale da Lua e Serra do Segredo
Vale da Lua e Serra do Segredo
Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Jardim de Maitreya


Chapada dos Veadeiros: Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II

As Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II podem ser um ótimo ponto de partida para conhecer a Chapada dos Veadeiros, especialmente para quem está hospedado em Alto Paraíso ou São Jorge. Dá para conhecer as três cachoeiras, que ficam na mesma propriedade, Fazenda São Bento, em apenas um período do dia. Por isso, é possível incluí-las no roteiro logo no dia de chegada. As três são muito bonitas e têm trilhas de nível fácil a médio.

Almécegas I
Almécegas I

Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Cachoeiras São Bento e Almécegas I e II


Chapada dos Veadeiros: dicas para organizar sua viagem e roteiro para 4 dias

A Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais lindos que já visitamos no Brasil. Uma região do cerrado, no nordeste do estado de Goiás, que abriga o Parque Nacional homônimo, declarado Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. Com paisagens e beleza extraordinárias, a Chapada reúne centenas de cachoeiras e nascentes; formações geológicas com mais de um bilhão de anos; animais raros, sob risco de extinção; preserva áreas de antigos garimpos e a história e cultura de povos descendentes de quilombolas. A Chapada também está envolta por misticismo e histórias sobre discos voadores. Nós ficamos encantados por conhecer esse pedaço incrível do país e, neste post, compartilho nosso roteiro de 4 dias e outras dicas para você organizar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros.

Cachoeira Almécegas I
Cachoeira Almécegas I

Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: dicas para organizar sua viagem e roteiro para 4 dias


Conheça as Chapadas Brasileiras

Já faz tempo que as chapadas brasileiras estão na minha lista de destinos dos sonhos. Especialmente a Chapada Diamantina, na Bahia, que é a maior do país. Durante a nossa viagem pela América (Dois na América), que estamos realizando este ano, já encontramos vários estrangeiros que estiveram no Brasil e disseram que a Diamantina é um dos lugares mais lindos que já conheceram.

Chapada Diamantina, Bahia
Chapada Diamantina, Bahia

Continuar lendo Conheça as Chapadas Brasileiras