O que fazer em Lençóis, cidade base para conhecer a Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina é formada por 24 municípios e vários distritos. O mais turístico deles é Lençóis, base para a maioria dos visitantes da Chapada. A cidade, fundada no século 19, após a descoberta de jazidas de diamantes na região, tem o charme de suas construções históricas, uma boa estrutura de hospedagem, restaurantes e agências de viagem. Também é a mais próxima dos principais atrativos do Parque Nacional. Entre um passeio e outro, você poderá conhecer a cidade. Neste post, listei o que tem para fazer em Lençóis e outras dicas.

Rua da Baderna
Rua da Baderna

Continuar lendo O que fazer em Lençóis, cidade base para conhecer a Chapada Diamantina


Chapada Diamantina: Roteiro – Poço Azul, partindo de Lençóis

Entre os atrativos da Chapada Diamantina estão as grutas e os poços. O mais famoso é o Poço Azul, que além da tonalidade incrível da água, com boa visibilidade praticamente o ano todo, é possível nadar nele. A sensação que tive ao entrar no Poço Azul foi de estar flutuando no céu. O Poço Azul fica a 1h30 de carro de Lençóis, no município de Nova Redenção.

O Poço Azul tem de 4 a 21 metros de profundidade
O Poço Azul tem de 4 a 21 metros de profundidade

Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro – Poço Azul, partindo de Lençóis


Chapada Diamantina: Roteiro- Cemitério Bizantino e Cachoeira do Buracão, bate-volta a partir de Lençóis

A Cachoeira do Buracão foi a mais espetacular que vimos na Chapada Diamantina e também um dos melhores passeios do nosso roteiro de 5 dias. A cachoeira fica no município de Ibicoara e fazer um bate-volta a partir de Lençóis, a 225km de distância, não é o ideal, mas é viável. Foram quase 8h de viagem no total, mas que valeram a pena, afinal, já tínhamos vindo de muito mais longe. No caminho, ainda fizemos uma parada no curioso Cemitério Bizantino, que fica na estrada, na altura do município de Mucugê.

 

Cachoeira do Buracão
Cachoeira do Buracão

 

Para conseguir fazer o bate-volta é imprescindível sair muito cedo de Lençóis. Nós saímos às 7h (mas é preferível sair ainda mais cedo). A primeira parada foi no Cemitério Bizantino, que fica a cerca de 2h de Lençóis. Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro- Cemitério Bizantino e Cachoeira do Buracão, bate-volta a partir de Lençóis


Chapada Diamantina: Roteiro – Remanso, Marimbus e Roncador

A cerca de 40 minutos de Lençóis fica a comunidade quilombola do Remanso. De lá, partem os passeios de barco a remo pelo Marimbus, conhecido como o Pantanal Nordestino. O passeio que inclui ainda o rio e a cachoeira do Roncador leva um dia inteiro e foi a nossa escolha para o terceiro dia da Chapada Diamantina. O nosso roteiro completo está no  post, Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias.

Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro – Remanso, Marimbus e Roncador


Chapada Diamantina: Roteiro- Cachoeira do Mosquito, Serrano e Cachoeirinha

No post, Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias, compartilhei nosso roteiro completo e estou relatando cada dia, em novos posts. Já contei para vocês como foi o nosso primeiro dia (Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha), agora vou detalhar o nosso roteiro do segundo dia, que foi no dia do Rèveillon e, por isso, visitamos lugares próximos a Lençóis, nossa cidade base: a Cachoeira do Mosquito, o Serrano e a Cachoeirinha.

Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro- Cachoeira do Mosquito, Serrano e Cachoeirinha


Chapada Diamantina: Roteiro – Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha

No post, Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias, compartilhei nosso roteiro completo e prometi, depois, detalhar cada dia. Para começar, escolhemos fazer algo mais leve e próximo a Lençóis, que foi a cidade onde ficamos hospedados. Então, no nosso primeiro dia, fizemos: Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha. Lugares lindos e de fácil acesso.

Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro – Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Morro do Pai Inácio e Pratinha


Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias

Há quase 5 anos sonhava em conhecer a Chapada Diamantina, na Bahia, desde que publicamos, aqui no CV, o post “Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego”, escrito pela jornalista Lívia Cavalcanti. Por diversas vezes, planejei, disse que ia e quando estava quase tudo certo, alguma coisa me fazia cancelar a viagem. Tinha colocado na cabeça que acabaria indo em algum momento especial. Este momento foi o Rèveillon de 2017. Tudo certo para passarmos a virada do ano em Lençóis e quando saímos de carro de Natal-RN, o carro quebrou logo no início da viagem (como contei no post  Viagem de Carro do Rio Grande do Norte à Bahia: nosso roteiro, hospedagens e principais custos). Não conseguia acreditar. No final das contas, acabamos indo no dia seguinte, acompanhados dos meus pais. Chegamos a Lençóis na data planejada e cada ano de espera foi compensado nos dias de viagem pela Chapada. Que lugar incrível! E que energia para começar o ano! Como era a nossa primeira vez na Chapada e estávamos com meus pais, fizemos um roteiro de 5 dias, com trilhas de nível leve a médio.

Continuar lendo Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias


Viagem de carro do Rio Grande do Norte à Bahia: nosso roteiro, hospedagens, principais custos

A primeira viagem da minha vida, ou pelo menos, a primeira da qual eu tenho lembrança, foi por volta dos 4 ou 5 anos, de carro, de Natal até Salvador. Fomos meus pais, minha irmã e meu irmão, minha vó paterna e eu (naquele tempo não tinha tantas regras de trânsito! hehe). Todo mundo em um Uno. E vocês não imaginam o tanto de coisa que meus pais trouxeram na volta: tinha de carranca, berimbau a conjunto de jarros de cerâmica (isso do que me lembro), só Deus sabe como coube tudo no carro! haha

Mapa do nosso roteiro. Não estão contabilizados os trechos da Chapada Diamantina
Mapa do nosso roteiro. Não estão contabilizados os trechos da Chapada Diamantina

Já fazia alguns anos que queria refazer essa viagem de carro do Rio Grande do Norte à Bahia, não exatamente a mesma rota, até porque não podia me lembrar de tudo, mas visitando alguns destinos que há muitos anos estavam na minha “wish list”: Chapada Diamantina, Cânions do São Francisco, Morro de São Paulo, Ilha de Boipeba, entre outros. O plano era o seguinte: íamos apenas Fred e eu, dia 26 de dezembro e voltaríamos dia 13 de janeiro. Meu pai já tinha dito várias vezes que queria ir, mas pensava que era brincadeira dele e que ele não poderia por ser mês de dezembro e janeiro (como ele é guia de turismo, é a época que ele trabalha mais), por serem muitos dias e, também, porque íamos fazer muitas trilhas.

Saímos, então, dia 26, somente Fred e eu. Nos despedimos de todos, desejamos feliz Ano Novo, combinei com minha prima de Recife, que iria dormir naquela noite na casa dela. Mais ou menos 1h30 de viagem, quando chegamos no quilômetro zero da BR 101 na Paraíba, o carro simplesmente, acendeu a luz de motor e parou de funcionar. =(

Continuar lendo Viagem de carro do Rio Grande do Norte à Bahia: nosso roteiro, hospedagens, principais custos