Bate – volta: Roteiro de 1 dia em Petrópolis (RJ)

O inverno é a época ideal para conhecer as cidades serranas fluminenses.Petrópolis é a maior e mais famosa delas e foi a nossa escolhida para fazer um bate-volta saindo do Rio de Janeiro. Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis foi fundada pelo próprio imperador Dom Pedro II e foi batizada assim pela junção dos nomes em latim de Pedro (Petrus) +  cidade, em grego (Pólis), ficando “Cidade de Pedro”. Ainda na época do Império, recebeu colonos açorianos, italianos e, principalmente, alemães. Os prédios imperiais e as construções de arquitetura com forte influência alemã deram a cidade um ar de cidade europeia. Um charme de lugar!

Palácio Quitandinha
Palácio Quitandinha

Da capital até Petrópolis são apenas 66 km de distância, menos de 1 hora para subir a serra de carro. De ônibus, a viagem dura 1h30, saindo da rodoviária do Rio e custa R$ 21,35.  Os valores e horários podem ser conferidos aqui.

Para quem quer fazer um bate – volta, o ideal é chegar bem cedo para aproveitar todo o dia, pois em Petrópolis há muito o que fazer, e não descer a serra a noite, pois há muita neblina. Quem puder, passar pelo menos uma noite na cidade, recomendo pesquisar os dias que tem eventos à noite, pois a cidade tem uma agenda cultural bem movimentada.

Preparei uma sugestão de roteiro de 1 dia na cidade, que pode ser dividido em 2 para quem quiser fazer tudo com mais calma. Vamos a ele: Continuar lendo Bate – volta: Roteiro de 1 dia em Petrópolis (RJ)