Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas

Quando falei ao dono da nossa pousada em Porto de Galinhas que íamos para a ilha de Santo Aleixo, ele me disse: “Ir a Santo Aleixo é o mesmo que estar no Havaí”. Bem, não conheço ainda o Havaí, por isso, não posso validar a comparação. Mas, conhecemos o Caribe, e posso dizer que a ilha pernambucana não deve em nada às ilhas caribenhas. Tem águas mornas, calmas, cristalinas, em tons de azul, areia branquinha e coqueiros. A ilha é uma propriedade privada que fica em frente a Barra de Sirinhaém, no município de Tamandaré, a 30 minutos de carro de Porto. Fiquei sabendo da existência desse paraíso, graças a Carol Duque (do blog Idas e Vindas e Pernambucanamente), e visitamos a ilha à convite da Monteiro´s Tour, única empresa que faz o passeio de lancha de Barra de Sirinhaém a Santo Aleixo.

Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré
Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré

Continuar lendo Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas


Cuba: O que fazer em Trinidad

Trinidad é uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba. Fundada em 1514, tem um belíssimo centro histórico, com casarões coloridos. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica no entorno, é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É uma das cidades mais visitadas de Cuba, pois além do centro histórico, com museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Vale dos Engenhos, com várias cachoeiras. Próximo a cidade também fica a praia Ancón. E ainda por cima, Trinidad é conhecida por ter uma noite animada, com opções para quem quer curtir desde salsa a reggaeton.

Centro histórico de Trinidad
Centro histórico de Trinidad

Continuar lendo Cuba: O que fazer em Trinidad


8 Motivos para fazer um mochilão pela América Central

Durante o Dois na América, projeto que realizamos este ano, visitamos vários países da América Central que não estavam em nosso roteiro inicial e nos surpreenderam. Países que fazem parte do mesmo continente que o nosso, mas que sempre pareceram tão distantes. São ainda muito poucos os brasileiros que viajam por este subcontinente e não sabem o que estão perdendo. Neste post listei alguns motivos para fazer um mochilão pela América Central. Continuar lendo 8 Motivos para fazer um mochilão pela América Central


Caribe colombiano: Islas del Rosario e Playa Blanca, passeio imperdível saindo de Cartagena

Coqueiros, areia branca, águas tranquilas, de cor azul turquesa e cristalina. O caribe tal qual imaginamos não existe na famosa Cartagena das Índias, mas é possível encontrá-lo bem próximo dali, nas Islas del Rosario e em Playa Blanca, que ficam a 1h de barco do seu centro histórico. Todos os dias saem passeios que incluem a visita às ilhas e à praia. Para quem quer mais dias de sombra e água fresca, também é possível hospedar-se em Playa Blanca. Seja para um bate-volta ou para ficar mais uns dias. Se for a Cartagena não deixe de conhecer esses dois paraísos do Caribe colombiano.

Playa Blanca
Playa Blanca

Continuar lendo Caribe colombiano: Islas del Rosario e Playa Blanca, passeio imperdível saindo de Cartagena


Caribe Colombiano: conheça o paradisíaco Parque Nacional Tayrona

Na região do Caribe colombiano, a 34 km de Santa Marta, o Parque Tayrona é um dos parques nacionais mais visitados do país. As praias, as trilhas pela floresta e povoados indígenas, que habitam a reserva desde o século 5, são os principais atrativos do Tayrona. Declarado pela Unesco como uma reserva da biosfera, o parque possui 27 espécies de fauna e flora que são únicas da região, além de proteger mais 56 espécies que se encontram em perigo de extinção.

Cabo de San Juan del Guia
Cabo de San Juan del Guia

Continuar lendo Caribe Colombiano: conheça o paradisíaco Parque Nacional Tayrona


Barranquilla: o que fazer na cidade do carnaval colombiano

“No es sólo lo que tiene¡ Es lo que sucede!” (Não só o que tem! É o que acontece). O slogan de Barranquilla define muito bem a cidade, que não é bonita, não tem tantos lugares para visitação turística, mas realiza grandes eventos de janeiro a outubro e tem como destaque o maior carnaval da Colômbia, que foi declarado patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Barranquilla também se torna especial pelo seu povo, conhecido por ser alegre, festeiro e receptivo. Neste post, listei o que fazer na cidade e o calendário de eventos.

Máscaras do Carnaval de Barranquilla
Máscaras do Carnaval de Barranquilla

Continuar lendo Barranquilla: o que fazer na cidade do carnaval colombiano


Lagoa do Carcará: o Caribe potiguar

Dia desses recebemos em nossa casa duas argentinas e uma delas fez o seguinte pedido: a gente quer ir a uma praia com água azul e areia branca como o Caribe. Respondi: praia não tem, mas conheço uma lagoa que passaria fácil por praias caribenhas na foto. E além de águas cristalinas com tonalidades azul e verde (na foto sai mais verde) e areia branca, a Lagoa de Carcará tem coqueiros e tudo mais e com uma vantagem com relação às praias do Caribe (que infelizmente ainda não conheço), a água é doce, afinal, é uma lagoa.

O paraíso potiguar de águas cristalinas. Foto: Karla Larissa
O paraíso potiguar de águas cristalinas. Foto: Karla Larissa

Continuar lendo Lagoa do Carcará: o Caribe potiguar