Chapada Diamantina: Roteiro- Cemitério Bizantino e Cachoeira do Buracão, bate-volta a partir de Lençóis

A Cachoeira do Buracão foi a mais espetacular que vimos na Chapada Diamantina e também um dos melhores passeios do nosso roteiro de 5 dias. A cachoeira fica no município de Ibicoara e fazer um bate-volta a partir de Lençóis, a 225km de distância, não é o ideal, mas é viável. Foram quase 8h de viagem no total, mas que valeram a pena, afinal, já tínhamos vindo de muito mais longe. No caminho, ainda fizemos uma parada no curioso Cemitério Bizantino, que fica na estrada, na altura do município de Mucugê.

 

Cachoeira do Buracão
Cachoeira do Buracão

 

Para conseguir fazer o bate-volta é imprescindível sair muito cedo de Lençóis. Nós saímos às 7h (mas é preferível sair ainda mais cedo). A primeira parada foi no Cemitério Bizantino, que fica a cerca de 2h de Lençóis. Continuar lendo Chapada Diamantina: Roteiro- Cemitério Bizantino e Cachoeira do Buracão, bate-volta a partir de Lençóis


Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias

Há quase 5 anos sonhava em conhecer a Chapada Diamantina, na Bahia, desde que publicamos, aqui no CV, o post “Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego”, escrito pela jornalista Lívia Cavalcanti. Por diversas vezes, planejei, disse que ia e quando estava quase tudo certo, alguma coisa me fazia cancelar a viagem. Tinha colocado na cabeça que acabaria indo em algum momento especial. Este momento foi o Rèveillon de 2017. Tudo certo para passarmos a virada do ano em Lençóis e quando saímos de carro de Natal-RN, o carro quebrou logo no início da viagem (como contei no post  Viagem de Carro do Rio Grande do Norte à Bahia: nosso roteiro, hospedagens e principais custos). Não conseguia acreditar. No final das contas, acabamos indo no dia seguinte, acompanhados dos meus pais. Chegamos a Lençóis na data planejada e cada ano de espera foi compensado nos dias de viagem pela Chapada. Que lugar incrível! E que energia para começar o ano! Como era a nossa primeira vez na Chapada e estávamos com meus pais, fizemos um roteiro de 5 dias, com trilhas de nível leve a médio.

Continuar lendo Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias


Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego

Olá viajantes!

Hoje vamos fazer uma viagem a um dos lugares mais lindos do Brasil: a Chapada Diamantina, na Bahia. Com uma diversidade incrível de paisagens e inúmeras opções de passeios capaz de agradar desde aventureiros à turistas convencionais. O texto foi escrito pela jornalista, Lívia Cavalcanti, que faz parte do grupo de APNs (Aventureiros por Natureza), e traz tudo que você precisa saber sobre a Chapada, além de fotos de tirar o fôlego e que dão vontade de sair correndo para lá.

Boa viagem!  

Chapada Diamantina por Lívia Cavalcanti

Sabe aqueles lugares que você não pode deixar de ir durante sua vida? Pois é, a Chapada Diamantina, na Bahia é um deles.  Aliás, diga-se de passagem, o nosso Brasil é cheio desses lugares. Costumo dizer que só parto para expedições no exterior depois de ter conhecido, pelo menos em parte, o estilo de cada região do nosso país.

Mas, voltemos à Chapada Diamantina. O lugar permite todo perfil de visitante, desde os mais aventureiros – que é o meu caso – até os mais convencionais. É possível conhecer belezas naturais tanto fazendo pouco esforço físico, se deslocando mais de carro como também a pé, fazendo trilhas na “natureza selvagem”. Mas, aviso de antemão: a máxima “os lugares mais inacessíveis são os mais bonitos” é verdadeira. Portanto caso queira desfrutar desses locais, prepare-se fisicamente.

Continuar lendo Chapada Diamantina (BA): cenários de tirar o fôlego