Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas

Quando falei ao dono da nossa pousada em Porto de Galinhas que íamos para a ilha de Santo Aleixo, ele me disse: “Ir a Santo Aleixo é o mesmo que estar no Havaí”. Bem, não conheço ainda o Havaí, por isso, não posso validar a comparação. Mas, conhecemos o Caribe, e posso dizer que a ilha pernambucana não deve em nada às ilhas caribenhas. Tem águas mornas, calmas, cristalinas, em tons de azul, areia branquinha e coqueiros. A ilha é uma propriedade privada que fica em frente a Barra de Sirinhaém, no município de Tamandaré, a 30 minutos de carro de Porto. Fiquei sabendo da existência desse paraíso, graças a Carol Duque (do blog Idas e Vindas e Pernambucanamente), e visitamos a ilha à convite da Monteiro´s Tour, única empresa que faz o passeio de lancha de Barra de Sirinhaém a Santo Aleixo.

Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré
Ilha de Santo Aleixo, em Tamandaré

Continuar lendo Pernambuco: ilha de Santo Aleixo, o paraíso a 30 minutos de Porto de Galinhas


Viagem de carro pelas cidades históricas de Minas: Tiradentes, São João del Rei e Congonhas

Se Minas Gerais fosse um país, considerando a sua área geográfica, seria a França. Aliás, o estado brasileiro é até um pouquinho maior que o país europeu. Mas, tal qual a França, viajar por Minas é encher os olhos com tantas belezas naturais e, principalmente, com seu rico patrimônio histórico e cultural. Sem falar que Minas é um dos melhores estados para comer e beber. Onde quero chegar com esse “nariz de cera” é que é impossível conhecer tudo o que se quer em uma única viagem a Minas. Então, a difícil missão é escolher quais cidades visitar. Da primeira vez, visitei Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e o Inhotim. Desta vez, quando fomos participar do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, em BH, aproveitamos para fazer uma viagem de carro pelas cidades históricas de Tiradentes, São João del Rei e Congonhas, que fazem parte da Estrada Real. Fizemos a viagem em 3 dias, partindo de BH.

Tiradentes, Minas Gerais
Tiradentes, Minas Gerais

Continuar lendo Viagem de carro pelas cidades históricas de Minas: Tiradentes, São João del Rei e Congonhas


Passeio de barco em Arraial do Cabo

Não importa quanto tempo você tenha em Arraial do Cabo, se apenas um fim de semana ou vários dias, mas você não pode deixar de fazer o passeio de barco que leva à belíssima Praia do Farol, entre outros lugares. No post Arraial do Cabo: dicas e roteiro de 2 dias para conhecer o “Paraíso do Atlântico” comentei que fizemos o passeio de barco com o Saveiro Don Juan, que oferecia um passeio diferenciado. Neste post vou contar como foi o passeio e porque o Don Juan merece nossa recomendação.

Na Praia do Farol
Na Praia do Farol

Continuar lendo Passeio de barco em Arraial do Cabo


Rio de Janeiro: visita ao Museu do Amanhã

É hoje a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e já está batendo o arrependimento por não estar lá acompanhando tudo. Bem que tentamos comprar ingressos para a abertura e algumas competições, porém, não conseguimos. =( Mas estivemos no Rio há 2 semanas, pois nosso voo de ida e volta para Europa foi via Galeão, e aproveitamos para conhecer o Museu do Amanhã.

Fiquei completamente encantada com a arquitetura do museu e também as exposições, especialmente, com a mensagem passada pela exposição principal. E até a top Gisele Bündchen fez uma visita ao museu, que descreveu como “incrível”.

Então, não tenho dúvidas de que o Museu do Amanhã já está entre as principais atrações do Rio de Janeiro e acho que é, sim, imperdível. Neste post, vou compartilhar algumas informações sobre o museu, minhas impressões e dicas para você visitar também.

O letreiro Cidade Olímpica em frente ao Museu do Amanhã
O letreiro Cidade Olímpica em frente ao Museu do Amanhã

Continuar lendo Rio de Janeiro: visita ao Museu do Amanhã


Chapada dos Veadeiros: Cataratas dos Couros sem guia. Saiba que cuidados tomar

Aproveitamos nosso último dia na Chapada dos Veadeiros para conhecer a Catarata dos Couros, que fica no sentido Brasília, já que tínhamos que voltar para a capital. Essa é uma das cachoeiras com entrada gratuita e que não é necessário guia. Por isso, fizemos por conta própria. Porém, tivemos que contar com a sorte para não nos perdermos, pois no meio do caminho, todas as placas de sinalização foram arrancadas, segundo os  moradores da região, pelos próprios guias para “forçar” os turistas a fazerem a visita acompanhados por eles. Neste post, explico como fazer para chegar nessas cataratas por conta própria e que cuidados tomar.

Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros
Cachoeira da Muralha, Cataratas dos Couros

Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Cataratas dos Couros sem guia. Saiba que cuidados tomar


Chapada dos Veadeiros: Sítio histórico Kalunga e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara

A cachoeira Santa Bárbara (foto em destaque) é considerada, por muitos, a mais bonita da Chapada dos Veadeiros. A Cachoeira fica dentro do chamado Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, a 27 km do município de Cavalcante. O melhor jeito de conhecê-la é na companhia de um guia kalunga, povo descendente de quilombolas, que vive na região há quase 200 anos. O passeio de um dia inclui também Cachoeira Capivara. Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Sítio histórico Kalunga e Cachoeiras Santa Bárbara e Capivara


Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo

A foto de destaque deste post é do Mirante da Janela, provavelmente, um dos ângulos mais bonitos da Chapada dos Veadeiros, Goiás. O mirante é uma formação natural, em que as pedras parecem formar uma janela com vista para as cachoeiras dos Saltos do Rio Preto, que ficam dentro do Parque Nacional. Nós fizemos a trilha que leva ao mirante e conto como foi neste post. Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: trilha para o Mirante da Janela e cachoeira do Abismo


Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Jardim de Maitreya

O Vale da Lua está entre os atrativos mais visitados da Chapada dos Veadeiros. O nome do lugar deve-se às crateras nas pedras de granito, formadas pelas águas do rio São Miguel, ao longo de 600 milhões de anos. No caminho de Alto Paraíso até o Vale da Lua fica o Jardim de Maitreya, uma área do Parque Nacional, considerado um local místico.

Vale da Lua e Serra do Segredo
Vale da Lua e Serra do Segredo
Continuar lendo Chapada dos Veadeiros: Vale da Lua e Jardim de Maitreya