Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano

É quase um consenso que 2016 não foi um ano fácil, em muitos aspectos (política no Brasil e no Mundo, crise econômica, tragédias etc), mas em termos de viagens, nós não temos o que reclamar deste ano. Viajamos menos do que em 2015, afinal, ano passado, passamos 5 meses fora, no Dois na América, mas conseguimos visitar destinos que há muito tempo sonhávamos em conhecer. E, também, como fizemos viagens mais curtas, conseguimos ter um pouco mais de conforto. Ah! E o melhor de tudo, enquanto publico esta retrospectiva, estamos fazendo uma viagem linda, que há anos planejamos (acompanhe no nosso IG @compviagens). Então, só tenho que esperar coisas boas para 2017! Agora, vamos ao nosso top 7 de viagens marcantes de 2016:

Continuar lendo Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano


Viagem de carro pelas cidades históricas de Minas: Tiradentes, São João del Rei e Congonhas

Se Minas Gerais fosse um país, considerando a sua área geográfica, seria a França. Aliás, o estado brasileiro é até um pouquinho maior que o país europeu. Mas, tal qual a França, viajar por Minas é encher os olhos com tantas belezas naturais e, principalmente, com seu rico patrimônio histórico e cultural. Sem falar que Minas é um dos melhores estados para comer e beber. Onde quero chegar com esse “nariz de cera” é que é impossível conhecer tudo o que se quer em uma única viagem a Minas. Então, a difícil missão é escolher quais cidades visitar. Da primeira vez, visitei Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e o Inhotim. Desta vez, quando fomos participar do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, em BH, aproveitamos para fazer uma viagem de carro pelas cidades históricas de Tiradentes, São João del Rei e Congonhas, que fazem parte da Estrada Real. Fizemos a viagem em 3 dias, partindo de BH.

Tiradentes, Minas Gerais
Tiradentes, Minas Gerais

Continuar lendo Viagem de carro pelas cidades históricas de Minas: Tiradentes, São João del Rei e Congonhas


Visita à exposição ComCiência, em Belo Horizonte

Depois do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem 2016, aproveitamos as últimas horas em Belo Horizonte para visitar a Exposição ComCiência, que está no Centro Cultural Banco do Brasil BH até 9 de janeiro. A mostra da artista autraliana Patrícia Piccinini sempre me despertou muita curiosidade e, ao vivo, é ainda mais impressionante. A entrada na exposição em BH é gratuita.

Continuar lendo Visita à exposição ComCiência, em Belo Horizonte


Encontro da RBBV 2016: saiba como foi

Normalmente quando chegamos muito cansados de uma viagem, especialmente quando tivemos que acordar na madrugada para pegar um voo, queremos chegar em casa, tomar banho, comer e dormir. Mas nesta segunda-feira (29), quando chegamos de Minas Gerais, eu só queria tomar banho, comer e trabalhar no blog (e fiz isso por várias horas)! Aliás, já vinha trabalhando no voo, entre um cochilo e outro. Tudo isso porque o Encontro da Rede Brasileiras de Blogueiros de Viagem (RBBV) 2016, que aconteceu de 25 a 27 de novembro, em Belo Horizonte, nos deixou cheios de ânimo e inspiração com todo o aprendizado e vivências que tivemos durante os últimos dias. E para não deixar vocês só na curiosidade, resolvi contar neste post como foi o evento que comemorou os 5 anos da Rede.

Continuar lendo Encontro da RBBV 2016: saiba como foi


Cuidados na hora de reservar hospedagem pela internet

Você fez uma longa viagem, está muito cansado (a) e a vontade é de chegar logo no hotel e se jogar na cama.

Mas, aí descobre que você está hospedado numa verdadeira espelunca. E ao invés de cair na cama, cai para trás.

Foi exatamente o que aconteceu comigo em Belo Horizonte, na semana passada. Decidi ficar na cidade pouco tempo antes de fazer o check in de volta para Natal e, como estava sem acesso à internet, pedi a Fred para fazer a reserva de hotel para mim.  Disse pelo telefone as seguintes palavras: reserve um hotel bem localizado e que não seja caro. Mas, aí não sei se ele confundiu hotel 5 estrelas com 5a categoria ou se ele ficou chateado que eu ia viajar mais dias sem ele (hehe!) e reservou um hotel em uma das  ruas mais tumultuadas do centro da cidade, numa área não muito segura. Acabei não dormindo nenhuma noite no hotel e fui resgatada por amigos de BH (Valeu Nerds!)

Masss, isso só aconteceu porque ele não tomou alguns cuidados básicos que são necessários na hora de reservar um hotel pela internet. Desde que nos entendemos como viajantes, SEMPRE reservamos hotéis pela internet e sempre atendeu muito bem nossas necessidades. E também todos que recomendamos ficam muito satisfeitos, inclusive, uma amiga minha dias desses ficou super feliz porque conseguiu reservar pela internet um hotel em Nova York pela metade do preço que tinham oferecido para ela em uma agência de viagens.

Só que é preciso entender que a gostos e gostos, tipos e tipos de viajantes. E o hotel que não me satisfez pode atender a necessidade de outras pessoas.

Então, para se dar bem e não cair em furadas, listei neste post alguns que cuidados a serem tomados na de reservar hospedagem pela internet: Continuar lendo Cuidados na hora de reservar hospedagem pela internet


Estrada Real: Ouro Preto e Mariana em 1 dia

Em 2014 estou tendo o prazer de viajar mais pelo Brasil e de riscar da minha Bucket List Nacional destinos que há muitos anos sonhava em conhecer, como Manaus e a Floresta Amazônica, Paraty e um pouco mais do interior do Rio Grande do Norte. Agora consegui riscar mais um: as cidades históricas de Minas Gerais. Não todas, o que deve ser impossível em uma única viagem. Mas pelo menos duas das mais famosas: Ouro Preto e Mariana. Visitei as duas, a partir de um bate-volta de Belo Horizonte. Além de um dia perfeito, ganhei dois carimbos no passaporte da Estrada Real. Apenas o começo de um caminho que pretendo desbravar em outras viagens. Neste post, explico como organizar o roteiro de um dia para essas duas cidades e como conseguir o passaporte e carimbos da Estrada Real.

Ouro Preto
Ouro Preto

Continuar lendo Estrada Real: Ouro Preto e Mariana em 1 dia


Inhotim: natureza e arte em um lugar único

Uma ideia incrível, um lugar lindo, arte e natureza integradas. O Inhotim é certamente um lugar único. O maior centro de arte ao ar livre da América Latina fica no pequeno município de Brumadinho, de apenas 30 mil habitantes, e que fica a 60 km de Belo Horizonte. Aberto ao público há apenas 8 anos, o Inhotim é um dos dois museus brasileiros a constar na lista dos 25 melhores museus do Mundo, (Travelers´Choice Museums 2014), divulgada recentemente pelo TripAdvisor. O Instituto não pode ficar de fora do roteiro de quem visita Minas Gerais. Neste post, explico todos os passos para quem quer visitar o Inhotim, fazendo um bate-volta de Belo Horizonte.

IMG_4394

Continuar lendo Inhotim: natureza e arte em um lugar único