San Marcos La Laguna: um recanto de paz no Lago Atitlán, Guatemala

O Lago Atitlán é um dos destinos turísticos mais importantes da Guatemala. Cercado pelos vulcões Atitlán (3537 msnm), Tolimán (3158 msnm) e San Pedro (3020 msnm), o lago, de origem vulcânica, é enorme, ocupando uma área de 130 km². Nas margens do Atitlán, que fica no departamento de Sololá, estão vários municípios, além de aldeias e vilas maias. O primeiro passo para planejar uma viagem para lá é escolher em qual deles ficar. Nós escolhemos San Marcos La Laguna, considerado um recanto de paz no Lago Atitlán. Nesta parte do lago estão as opções de hospedagem que oferecem uma proposta mais zen, com aulas de yoga e meditação, gastronomia vegetariana, massagens.

Continuar lendo San Marcos La Laguna: um recanto de paz no Lago Atitlán, Guatemala


Cuba: O que fazer em Trinidad

Trinidad é uma das cidades coloniais mais bem preservadas de Cuba. Fundada em 1514, tem um belíssimo centro histórico, com casarões coloridos. A cidade, juntamente com o Vale dos Engenhos, que fica no entorno, é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

É uma das cidades mais visitadas de Cuba, pois além do centro histórico, com museus, há muito o que se ver nos arredores de Trinidad pelo Vale dos Engenhos, com várias cachoeiras. Próximo a cidade também fica a praia Ancón. E ainda por cima, Trinidad é conhecida por ter uma noite animada, com opções para quem quer curtir desde salsa a reggaeton.

Centro histórico de Trinidad
Centro histórico de Trinidad

Continuar lendo Cuba: O que fazer em Trinidad


Guatemala: Antigua é uma das cidades mais bonitas da América Central

Antigua, na Guatemala, é uma das cidades mais bonitas da América Central. E, como o nome sugere, é também uma das cidades mais antigas do continente , tendo sido fundada em 1543. Desde a década de 70,  é Patrimônio Mundial da Unesco, dada a importância do seu centro histórico do período colonial. A beleza de Antigua está também nos vulcões que rodeiam a cidade.

Portanto, não é a toa que Antigua é o destino turístico número 1 da Guatemala e um ótimo ponto de partida para conhecer o país.

Centro histórico de Antigua e o vulcão Água
Centro histórico de Antigua e o vulcão Água

Continuar lendo Guatemala: Antigua é uma das cidades mais bonitas da América Central


Cuba: Varadero para mochileiros

Varadero é o destino número 1 de Cuba e, provavelmente, o mais caro também. A praia é a Cancún cubana, com a orla tomada por resorts all inclusive e hotéis de alto padrão. Mas Varadero também é possível para mochileiros. Veja as dicas para conhecer a praia mais famosa do país com baixo orçamento.

Em Varadero
Em Varadero

Continuar lendo Cuba: Varadero para mochileiros


Cuba: Roteiro de 1 dia em Santa Clara

Santa Clara, a 274km de Havana, é a cidade onde foi travada a batalha final da revolução que derrubou o governo de Fulgencio Batista em 1958. É lá que Che Guevara está enterrado, junto com outros líderes da revolução cubana. Por sua importância histórica, a cidade merece ser incluída no roteiro de viagem a Cuba, mesmo que seja por um único dia, que foi o que fizemos. Veja a nossa sugestão de roteiro de 1 dia em Santa Clara.

Continuar lendo Cuba: Roteiro de 1 dia em Santa Clara


Laguna de Apoyo, Nicarágua

As principais atrações da Nicarágua envolvem as dezenas de vulcão do país. Além da Isla Ometepe e do volcano boarding no Cerro Negro, sobre os quais já escrevi, nós também visitamos a Laguna de Apoyo, uma lagoa dentro da cratera de um vulcão, próximo à cidade de Granada. A Laguna é rodeada de hotéis, pousadas e hostels e vale a pena incluir no roteiro de viagem no país para curtir um momento relax entre uma aventura e outra.

Laguna de Apoyo
Laguna de Apoyo

Continuar lendo Laguna de Apoyo, Nicarágua


Visita ao Canal do Panamá, no Centro de Miraflores

O Canal do Panamá é a atração número 1 da Cidade do Panamá. A grandiosa e centenária obra de engenharia desperta a curiosidade e atrai turistas. Ao longo do canal, existem três centros de visitantes. Nós fizemos a visita ao canal no Centro de Miraflores, que é o mais próximo do centro da cidade.

Canal do Panamá - Centro de Miraflores
Canal do Panamá – Centro de Miraflores

Continuar lendo Visita ao Canal do Panamá, no Centro de Miraflores


Volcano Boarding, em León, Nicarágua

Se tem uma coisa que só é possível fazer na Nicarágua é volcano boarding. A modalidade é, mais ou menos, o que chamamos, aqui no Nordeste, de esquibunda, só que em um vulcão. A brincadeira só é feita no Cerro Negro, que fica próximo a cidade de León, e é, simplesmente, o vulcão mais jovem e mais ativo da América Central.

Eu descendo o Cerro Negro
Eu descendo o Cerro Negro

Continuar lendo Volcano Boarding, em León, Nicarágua