Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano

É quase um consenso que 2016 não foi um ano fácil, em muitos aspectos (política no Brasil e no Mundo, crise econômica, tragédias etc), mas em termos de viagens, nós não temos o que reclamar deste ano. Viajamos menos do que em 2015, afinal, ano passado, passamos 5 meses fora, no Dois na América, mas conseguimos visitar destinos que há muito tempo sonhávamos em conhecer. E, também, como fizemos viagens mais curtas, conseguimos ter um pouco mais de conforto. Ah! E o melhor de tudo, enquanto publico esta retrospectiva, estamos fazendo uma viagem linda, que há anos planejamos (acompanhe no nosso IG @compviagens). Então, só tenho que esperar coisas boas para 2017! Agora, vamos ao nosso top 7 de viagens marcantes de 2016:

Continuar lendo Retrospectiva 2016: as 8 viagens que marcaram o nosso ano


Lista do que fazer antes de viajar pelo mundo

Como falei antes para vocês, estou deixando minha amada cidade, Berlim, meus amigos e minha família para sair da minha zona de conforto e ver o mundo sozinha.

Minha lista de coisas para fazer antes de viajar
Minha lista de coisas para fazer antes de viajar

Não foi uma decisão fácil, mas sobre esta história vocês podem ler aqui: Viajando sozinha por 6 meses: a 26 horas de distância.

Antes que eu possa viajar o mundo com a cabeça tranquila, tenho muitas coisas para organizar em casa e neste post quero contar a vocês o que vocês precisam  fazer antes de deixar a sua cidade.   Continuar lendo Lista do que fazer antes de viajar pelo mundo


Bate-volta a partir de Berlim: 1 dia em Potsdam, a cidade dos jardins e palácios prussianos

A menos de 30 minutos de trem de Berlim fica a encantadora Potsdam, a cidade dos jardins e palácios prussianos. São mais de 150 edifícios construídos entre 1730 e 1916 e que lhe renderam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Em nossa última ida a Berlim (julho de 2016), nossa amiga alemã, Juli, nos levou para fazer um bate-volta em Potsdam e me apaixonei pela cidade. <3 Neste post compartilho com vocês dicas de como chegar à cidade, como garantir os ingressos e o que visitar em 1 dia.

Jardins do Palácio Sanssouci
Jardins do Palácio Sanssouci

Continuar lendo Bate-volta a partir de Berlim: 1 dia em Potsdam, a cidade dos jardins e palácios prussianos


Uma vida de menos ostentação e mais significados

Durante o nosso Verão na Europa, entre junho e julho deste ano, revisitamos Berlim. Chegamos à capital da Alemanha no dia do aniversário da nossa amiga, Juli, que havia nos convidado para participar da sua festa.

Ela foi nos buscar na rodoviária, onde chegamos de Praga. Com sua alegria contagiante, por debaixo do casaco estava com serpentinas enroladas no pescoço e na mão carregava um balão em formato de centopeia (ironicamente sem pés), presentes da comemoração no seu trabalho. No caminho para casa de Juli, paramos nos Correios para enviarmos uns postais e ela, uma encomenda, e lá mesmo, viramos a nossa primeira dose de uma bebida que até hoje não sei o que era.

Mesa para o aniversário de Juli
Mesa para o aniversário de Juli

Bebemos e não fomos colocados para fora. É engraçado como na Alemanha, as coisas são muito menos rígidas do que a gente imagina.

Perguntei a Juli quais eram os planos para o aniversário e como estavam os preparativos para festa. “Ainda vamos passar no mercado e preparar tudo”, ela respondeu. Isso era umas 15h e a festa deveria começar umas 19h. Continuar lendo Uma vida de menos ostentação e mais significados


Nunca é tarde para começar a viajar

Estávamos em um ônibus em Potsdam, uma bela cidade que fica cerca de 40 minutos distante de Berlim, quando entrou um senhor que aparentava ter mais de 70 ou talvez 80 anos e tentava comprar a passagem do ônibus na máquina com certa dificuldade. Depois de um tempo, uma moça o ajudou. Ele sentou próximo de onde estávamos eu, Fred e nossa amiga alemã Juli.

Pelo guia que tinha na mão, ele era um turista japonês. Viajando sozinho naquela idade. Começamos a pensar sobre o que o levara a viajar sozinho mesmo já sendo bastante idoso.

Juli e Fred comentaram que sentiam pena do velhinho por naquela idade não ter companhia para viajar. A princípio, também senti pena quando ele não estava conseguindo operar a máquina, mas, na verdade, eu também não sei mexer direito nelas. Então, logo pensei: “Que máximo! Nessa idade ainda ter vontade de viajar, de conhecer o mundo e ter coragem de ir sozinho”.

Imaginei que para estar viajando naquela idade sozinho, ele deveria ser um viajante experiente. Depois pensei: “e se só depois de idoso ele teve oportunidade de viajar, depois de uma longa vida de trabalho e cuidado com a família?”

Bem, a história do velhinho japonês, eu nunca irei saber já que não chegamos a conversar com ele, pois logo tivemos que descer do ônibus. Mas posso contar a vocês um pouco da minha história de viajante e sobre como nunca é tarde para começar a viajar. Continuar lendo Nunca é tarde para começar a viajar


Verão na Europa: dicas para você planejar a sua viagem

A viagem que fizemos entre meados de junho e julho deste ano, da qual acabamos de retornar, foi a nossa terceira vez na Europa e a primeira no verão. Antes tínhamos ido na primavera (2012) e outono (Volta ao Mundo, em 2013) e precisarei de preparo psicológico, caso um dia queira encarar o inverno. Mas o fato é que, no verão, a Europa ganha outras cores, outro ritmo e uma atmosfera diferente (pude comparar isso com Alemanha, por exemplo, que fui pela segunda vez), mas tudo depende do planejamento e do roteiro que você irá escolher. Por isso, reuni neste post algumas dicas para você curtir o #verãonaeuropa da melhor forma possível.

Continuar lendo Verão na Europa: dicas para você planejar a sua viagem


Viagem para Europa em tempos de atentados terroristas – A nossa experiência

Chegamos de viagem na última sexta (22) e gostaria de começar as publicações no blog contando o quão maravilhoso foi o nosso #verãonaeuropa. Mas não posso fechar os olhos para o fato de que nestes 30 dias em que estivemos na Europa, aconteceram, somente por lá, 3 atentados terroristas: em Istambul (Turquia) Nice (França) e no trem da linha Treuchtlingen – Würzburg (Alemanha), além da tentativa de golpe militar na Turquia que também fez centenas de vítimas. Sem contar o atentado da última sexta em Munique, no dia em que chegamos da Alemanha para o Brasil e que ainda não teve as motivações esclarecidas. Em primeiro lugar, gostaria de dizer que está tudo bem com a gente e que este post não é para desestimular ninguém a viajar para Europa, mas contar a nossa experiência nesta viagem e como graças a algumas decisões que tomamos não presenciamos nenhuma dessas tragédias.

Homenagem em Berlim às vítimas dos atentados de Nice
Homenagem em Berlim às vítimas dos atentados de Nice

Continuar lendo Viagem para Europa em tempos de atentados terroristas – A nossa experiência


O que fazer em Berlim: roteiro sugerido por uma alemã

Chegamos em Berlim numa data emblemática para a cidade: o aniversário da queda do muro de Berlim e também véspera dos 75 anos da chamada Noite dos Cristais, quando deu início a onda de violência contra os judeus pelos nazistas. Na cidade fomos recebidos por uma amiga alemã que tínhamos conhecido meses antes em Natal pelo Couchsurfing, Juliane. Sorte nossa, pois aqueles seriam os últimos dias de nossa Volta ao Mundo e estávamos cansados para planejar qualquer roteiro. Como a própria Juli nos disse, três dias seriam suficientes apenas para conhecer 5% de tudo que Berlim tem a oferecer. Então, nos dias em que estivemos na cidade, ela nos levou para conhecer os mais importantes, que organizei neste post e acrescentei alguns pontos que ficaram de fora do nosso roteiro por falta de tempo, mas que são imperdíveis na cidade.

Continuar lendo O que fazer em Berlim: roteiro sugerido por uma alemã