Deixei a Alemanha em 19 de outubro de 2016 com uma bagagem de cerca de 15kg e oito meses depois, em 11 de junho de 2017 voltei com 18kg. Não mudou muito porque eu não comprei muitas coisas durante a viagem, cruzando nove países. Entretanto, eu trouxe muitas memórias comigo.

Antes de deixar Berlim, eu sabia que iria aprender alguma coisa sobre mim viajando sozinha por meses. No entanto, eu não só me conheço melhor, como vejo o mundo de maneira diferente. Não somente pelos lugares que eu visitei, mas pelas conversas que eu tive com pessoas de diferentes culturas. No meu primeiro post da série Worldlust (Viajando sozinha por 6 meses), eu já disse “No fundo, eu sentia que para mim é mais importante conversar com as pessoas pessoalmente, dividir momentos especiais com elas do que ver uma paisagem bonita ou fazer algo espetacular”. Quero agradecer a cada uma dessas pessoas que transformaram a minha na jornada mais incrível da minha vida. Quero agradecer a cada um de vocês pelas risadas, lágrimas (de alegria ou tristeza), conversas interessantes que tivemos e todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos! Quero compartilhar alguns exemplos do que aprendi com todos vocês.

Alper. Um abraço honesto da pessoa que  você sabe que pode ajudar nas horas mais difíceis – obrigada!

Anastasia
Anastasia

Anastasia. Amor e aceitação por quem você é e aproveite a vida que você tem, sem importar qual seja.  

Alvin. Você sempre procurará suas raízes e tentará descobrir de onde você vem. Algumas vezes, será preciso um momento de choque para acordá-lo e deixá-lo viver a vida que você escolheu.

Mama Loca. Divirta-se durante o trabalho, não importa o que você faça e as pessoas irão sentir isso e lhe retribuirão alegria.

Ferdi. A cultura muçulmana é incrivelmente interessante e basicamente não é diferente de qualquer outra religião. Você nunca deve desistir dos seus sonhos!

Leo Club Bali Shanti
Leo Club Bali Shanti

Leo Club Bali Shanti. Não tem preço a risada dos órfãos quando você dedica um pouco do seu tempo para brincar com eles.

Meliana. Com o passar do tempo, você pode mudar de idéia – mesmo sobre o casamento. HHH Bali forever, on on on!

Wayan. Cada vida humana ou animal tem uma alma e nós devemos respeitá-la e apreciar todas elas.

Grupo de rafting de Bali. Você sempre encontrará pelo menos duas vezes em sua vida, às vezes em ilhas diferentes.

Martin (esquerda), Mount Batur
Martin (esquerda), Mount Batur

Martin, Monte Batur. Pequenas viagens são melhores que nenhuma. Mesmo em 100 pequenas viagens você pode conhecer o mundo como conheceria em uma viagem longa. Então, aproveite o tempo como você puder.

Markus. Viajar o mundo e “jet setting” nem sempre é divertido. Às vezes, pode ser muito cansativo também.

Luke. Não desista dos seus sonhos por outra pessoa – não vale a pena.

Ketut. Pessoas felizes que brincam descalços com crianças locais, pessoas sorridentes que ajudam com o que for possível, elas existem e uma delas é Ketut, meu salvador!

Fifin. Algumas mulheres no mundo não têm permissão para usar vestido ou viver como elas gostariam. Desejo que um dia, todos os homens possam entender que nós somos humanos como eles.  

Max and Anan. Max faleceu em 09 de novembro de 2016 no Mt. Rinjani, algumas horas depois desta foto. Descanse em paz.
Max and Anan. Max faleceu em 09 de novembro de 2016 no Mt. Rinjani, algumas horas depois desta foto. Descanse em paz.

Max (Ng Yin Teck). A morte pode vir antes do que você espera – aproveite a vida ao máximo! Quero encorajar cada um de vocês a tirar um momento para pensar sobre o que VOCÊ espera da vida e se já está trabalhando para alcançar seus objetivos. Se não, por favor, mude sua vida. Porque ela pode acabar a qualquer momento. A vida é muito curta e muito valiosa para ser desperdiçada. Faça mais do que você ama. Viva sempre o aqui e o agora – não espere pelo amanhã. Na terra, a gente experimentamos tantas mortes, por diferentes razões. Então, use a sua vida para encontrar a sua felicidade e divida com quantas pessoas você puder!  

Anan. Nós todos deveríamos fazer parte de uma grande família e ajudar uns aos outros com o que fosse possível.  Na nossa longa e difícil caminhada, você se tornou meu irmãozinho para sempre!

Bayan. Trabalhe duro um passo de cada vez, continue avançando e você finalmente alcançará a linha de chegada.

Noe. Algumas vezes, palavras não são necessárias. Apenas a presença de outra pessoa pode dar a você a força para continuar. Não tenho como agradecer o suficiente por estar lá por mim nos momentos mais difíceis da minha vida, Noe!

Florian. Há algumas noites que você simplesmente não pode dormir e o simples som de alguém respirando próximo a você ajudar você perceber que você ainda está vivo. Obrigada por sua presença incondicional na primeira noite cheia de silêncio e vazio dentro de mim, Flo!

Sue & Howard
Sue & Howard

Sue. Duas garotas (Tess & Elli) em quatro patas podem ser as melhores companheiras de corridas terapêuticas.

Josh. Todo mundo tem uma diferente percepção de objetivos de vida.

Ariane & Asher. Tanto quanto uma vida “tirada” pode doer, uma vida recém nascida pode trazer alegria. Bem-vindo a este mundo Isac Nathan.

Howard. Você não precisa ser O Homem Mais Alto da terra para ser o melhor amigo e a melhor companhia em uma viagem de carro – Eu serei sempre grata!

Jeff. Tenha tempo para alguém que precisa de sua ajuda não importa o que esteja fazendo, isso é o que realmente importa na vida. Muito obrigada!

Paul. Faça o que você ama e você será bem sucedido. Seja feliz com o que você conquista, você só precisa se impressionar com sua música e poesia. Ninguém mais pode julgar você por isso! Você é incrível, independente do que outra pessoa diria.  

Julie. Você nunca estará muito velho para atividades físicas. Apenas siga seus sonhos!

Scott. Do primeiro plano até o produto final é um longo caminho… Mas uma vez completo, nunca esqueça do começo. Tudo começa com uma primeira ideia.

Dean. Nós amamos as pessoas pelo o que elas são e não por quem elas pensam que deveriam ser para a gente.

Matt
Matt

Nicole & Matt. Se você mantém contato, você irá encontrar seus amigos uma vez ao ano ao redor do mundo. Se você não consegue encontrá-los na Europa, você pode acabar se encontrando na África ou Austrália!

Daniel
Daniel

Daniel. Você pode tentar virar sua vida de cabeça para baixo e expressar suas emoções através da música, mas no final, o que realmente importa é viver o momento com pessoas – até caminhar em uma praia com um alerta de “cuidado com as cobras”.

Zissi
Zissi

Zissi. O amor da sua família pode curar seu coração e sua alma.  Sister-power para sempre!

Douglas. As ideias de participar no Rally Mongol 2018 e viajar pelo misterioso Irã estão crescendo.

Pieter & Raewyn. Ter a casa própria com uma grande fazendo cheia de animais, como vocês, é um sonho e quem sabe, um dia, se tornará realidade.

Dor
Dor

Dor. Algumas pessoas usam cachecol quando está frio, algumas pessoas usam boné quando elas querem ter super poderes e, de acordo com Dor, eu visto um tapete e parece ridículo. Bem, parece que eu nunca tive um estilo muito definido… ^^

Sam & Regan. Enquanto jogamos baralho juntos você pode aprender muito sobre diferentes culturas e rir junto até o fogo da lareira acabar.

Scott. Nem todo mundo entende a hospitalidade do CouchSurfing…

Katha
Katha

Katha. Se você está vivendo e dividindo um pequeno espaço no carro por 3 semanas, 24 horas por dia e ainda está feliz junto – então você sabe, que vocês são realmente bons amigos!

Wolfgan, o homem da selva Tarzan. No lugar onde você vive, no meio da floresta, aprendi sobre a natureza, um estilo de vida ecológico saudável, e que viver fora das  paredes com os animais e as plantas é a liberdade. Nossa terra é bonita e tem muito a oferecer. Para que assim seja, é necessário um estilo de vida sustentável. Amor, uma cama com tela de mosquito, um rio para energia hídrica, um lugar para plantar sua própria comida e um pouco mais para ganhar dinheiro de tempos em tempos é tudo o que você precisa na vida.

Carina. Melhor gastar uns centavos a mais do que não experimentar coisas em um lugar onde provavelmente você nunca irá voltar. Todo mundo nos traz alegria: algumas pessoas quando vocês as conhece e outras quando nós podemos dizer “tchau”.  

Michelle & Wayne
Michelle & Wayne

Michelle. Ter crianças, trabalhar duro e ser cheia de alegria e felicidade é possível. Você é uma mulher inspiradora!

Wayne.  Para começar um novo esporte e participar de competições a idade não importa, o que importa é o foco e a determinação.

Nicole Ba. Nem todo mundo nasce querendo crianças. Tem muito mais na vida para aproveitar.

Ben. Aprenda a fazer coisas que lhe deixem mais independente, como consertar a moto. Também aprender as regras do rugby e do futebol são muito importantes para uma conversa curta com ortopedistas. ^^

Prof. Martin Richardson. Você nunca para de aprender na vida. Quais foram as 10 coisas que você aprendeu hoje?

Prof. Richard De Steiger. Não tenha pressa se você está operando um paciente mesmo se você já tiver feito essa operação já umas mil vezes. Porque todo paciente é diferente e é sempre outra vida.

Mike & família. “Ser deficiente” é um rótulo na nossa sociedade que pode dar mais alegria do que muito de nós pensamos…provavelmente muitas pessoas são “incapacitadas” por falta de felicidade.

Tchach. Seja cordial, sorriso e gentileza são universais. Se você entende e usa essa linguagem universal, você pode se comunicar com todo mundo.

Surj
Surj

Surj. Se o seu nome é Surj, você deve ter nascido com super poderes! Você é impressionante e não há nada que você não possa fazer como treinar a meia noite depois de operar  o dia inteiro, operando de graça, assistindo um jogo de futebol australiano antes e operando outra vez, certo Audrey?

AJ. Existe alguém que você pode confiar seu grande segredo depois de conhecer há alguns minutos, com quem você pode ter ótimas conversas por horas sem notar que o tempo passou, mas ao mesmo tempo não ter conversa alguma porque não é necessário, alguém com quem você pode rir alto, com quem você pode ser apenas você porque essa pessoa irá entender. Vocês se conhecem por algum motivo, embora às vezes você não saiba desse propósito imediatamente. As estrelas não criam o nosso destino, mas elas nos unem e podem nos conduzir onde nós queremos chegar. Além disso, Deus pode estar em qualquer lugar, até em um desenho. Você tem um lugar muito especial no meu coração para sempre.

AJ
AJ
Lalo
Lalo

Lalo. Tire o dia de folga, explore sua vizinhança, conheça pessoas – apenas seja.

Dr Jason Chan. Geralmente, existem formas não convencionais além da maneira convencional de estudar para trabalhar no campo que você deseja.

Brian Devitt. Dar uma mão amiga as pessoas que querem aprender com você é tão importante para nossas futuras gerações.

Jason Harvey. Algumas pessoas ainda não acreditar que mulheres são capazes de ser cirurgiãs, entretanto, agradeço a Deus por alguns doutores que defendem suas colegas.

Prof. Juliane Feller. Se você quer fazer uma pesquisa médica, você apenas precisa começar em algum lugar, então, ela irá expandir mais rápido do que você pensa.  

Laura & Ryan
Laura & Ryan

Laura & Ryan. Algumas vezes é inacreditável como as coincidências acontecem e você escuta a rádio cerca exatamente na hora em que você se transforma uma “celebridade” local. ^^

Annie. De fora, eu não posso esconder que sou uma garota branca, mas espero um dia ser reconhecida por ser multicultural por dentro.

Youwen. Mágica não tem limite de idade.

Hong
Hong

Hong. Pagar pela educação do seu irmão e dar a ele um lugar para viver já é algo muito único. Mas receber um estrangeiro na sua casa e torná-lo para da sua família é algo muito especial. Hong, você é um amigo incrível e quando é a próxima vez no karaokê?

Pham Ngog Quang. Infelizmente, não é possível viajar para todos os países devido as restrições de visto. Sou muito sortuda que o meu passaporte alemão permite entrar em quase todos os países ao redor do mundo sem problemas. É um privilégio. Vou tentar ajudar onde eu puer, de modo que todas as pessoas que desejem viajar possam realizar seus sonhos.

Doutores do HCMC
Doutores do HCMC

Doutores do Hospital de Traumatologia e Ortopedia – HCMC. Ser um médico não é sobre ganhar muito dinheiro, mas sobre uma paixão que você tem. Não tenho palavras para descrever o quão impressionada eu fiquei com o trabalho dos médicos que eu conheci no Vietña. Todo dia, eles encontram um motivo para levantar pela manhã e ajudar centenas de pessoas. Eu adoraria trazê-los para Alemanha. Apesar deles terem menos recursos e muitos deles trabalharem de graça como voluntários por mais de 5 anos, eles sempre tentam fazer o seu melhor para os pacientes.

Crianças HCMC
Crianças HCMC

Crianças do Hospital de Traumatologia e Ortopedia em HCMC. Um pequeno passo é melhor do que nada, já que uma garrafa de leite pode fazer tantas crianças sorrirem.

Nicole Bobo
Nicole Bobo

Nicole Bobo. Melhores amigas estão lá um para o outro – mesmo se você estiver vivendo do outro lado do mundo.

Zac. A febre brasileira não só invadiu meu coração com todo o amor da cultura brasileira e das pessoas. Mesmo que estivéssemos perdendo muito, ainda somos um ótimo time!

Martin. De tempos em tempos, você precisa dançar até o sol nascer.

Philipp
Philipp

Mohammed, ääähm digo Philipp ^^. Definitivamente comer um escorpião e rir por um longo tempo na Tailândia- hahahahahahahahahahaha

Adam. Não seja tão crítico com você mesmo e sorria todo dia de você e dos amigos a sua volta. A vida é tão preciosa!

Mati. Com reggaeton vem tanta diversão e energia – vamos dançar outra vez!

Marta (esquerda)
Marta (esquerda)

Marta. Amo que exista mais pessoas loucas como eu, que prefere viajar e aproveitar o tempo para realizar seus sonhos!

Fabian Eduardo. Uma inspiração de como pode combinar trabalho, estudo e cuidado por sua família.

Luis. Aproveite o seu tempo para fazer amigos mesmo se você for um viciado em trabalho.

Larissa (@compviagens). Viajar o mundo com diversão, alegria e felicidade é mais fácil e melhor se você estiver em volta! Sim, um casal perfeito, que quase não briga, gostando de viajar juntos 24 horas, abertos a novas ideias e culturas diferentes existe! Fred e Larissa, vocês são amigos perfeitos e são parte da minha família para sempre! <3 “A vida é a jornada” – Assim sendo, não importa para onde você vai, você está sempre viajando.

Larissa & Fred
Larissa & Fred

Fred (que é muito mais que apenas o motorista!). Aqui e agora a vida é bonita, então, nem sempre é necessário alcançar mais e ser melhor. Se eu tiver apenas a metade da sua disciplina em acordar para trabalhar às 3h da madrugada, para poder passear durante resto do dia, eu teria bem mais sucesso na vida. Você é uma inspiração para todo mundo.

Camila (@omelhormesdoano). Por amor você aprende outra língua, se muda para outro país, para ficar perto um do outro e criar um futuro junto.

Lizz, Megan & Soshana. Vocês não podem escolher onde nascer, mas podem decidir o que pensar sobre o país, como e onde querem viver. Meninas tem a mesma opinião sobre amor ao redor do mundo.

Cris, Larissa, Fred e Gui
Cris, Larissa, Fred e Gui

Gui (@queroviajarmais). Se você ensinar outras pessoas o que aprendeu, eles escutam, aprendem e mais tarde, lhe retribuem e lhe ajudam a ficar mais forte.

Cris (@raizesdomundo). Apesar de você amar e divertir-se viajando, você precisa de um lugar que você possa se sentir em casa.

Fabian Mauricio
Fabian Mauricio

Fabian Mauricio. O único perigo na Colômbia é perder seu coração para um colombiano. Sua família será sempre ser sua família – não importa o que aconteça!

Emanuelle. Se você realmente quer e acredita, você arrisca e faz tudo por amor.

Davi & Marina
Davi & Marina

Davi. Não importa o tempo que vocês não se veem, mas para amigos verdadeiros os sentimentos e as conversas são iguais como da última vez.

Marina. Você brilha tanto quanto as estrelas quando você tem uma risada honesta.

Eu sou muito grata por todos as coisas que aprendi com vocês. Vocês me transformaram na pessoa que sou hoje. Muito obrigada!

Sua garota viajante,

Julie

Tradução para o português por Karla Larissa. Texto escrito originalmente em inglês por Juliane Boll:

People Make the Difference


Comentários

  • Ah, pode ter certeza que você também fez a diferença em todas essa pessoas e, óbvio, em mim também! 🙂 Julie, você é uma daquelas pessoas que marca uma viagem! =D