Em pleno verão, comemoramos nossas bodas de lã (7 anos de casados), tomando um vinhozinho, acompanhado de fondue, de frente para lareira, ouvindo boa música. Não, nós não viajamos para o exterior nem para algum destino do Sul ou Sudeste. Viajamos pouco mais de 2 horas de carro, partindo de Natal, para o município de Monte das Gameleiras, na região serrana da Borborema Potiguar, quase divisa com a Paraíba. Lá, ficamos hospedados na Pousada Pedra Grande, o mesmo local onde celebramos nossas bodas de algodão (2 anos), que é inspirada na cultura holandesa (contei sobre a experiência no post Pousada Pedra Grande: um pedacinho da Holanda no RN). Cinco anos depois da primeira visita, o município e a pousada passaram por algumas mudanças e continuam uma boa opção para um fim de semana romântico ou em família.

A Pousada Pedra Grande é inspirada na arquitetura e cultura holandesa
A Pousada Pedra Grande é inspirada na arquitetura e cultura holandesa

Da primeira vez que fomos à Pousada Pedra Grande, o GPS fez um pegadinha com a gente e me colocou para abrir porteiras! haha Dessa vez, deu tudo certo. A pousada fica na divisa do município de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, a cerca de 140km de Natal e de carro é uma viagem de pouco mais de 2h.

Da primeira vez que fomos, logo da estrada, quando passávamos do município de Serra de São Bento, era possível ver a pousada. Nesses cinco anos, foram construídas várias casas e pousadas em volta e a entrada está sinalizada por uma placa. Mas da pousada ainda é possível ter uma bela vista para as serras da região.

Nos chalés cabem até quatro pessoas
Nos chalés cabem até quatro pessoas

A pousada foi ampliada, agora tem mais chalés do que quando fomos. Mas continuam com a mesma proposta, simples e charmosos. Os quartos têm cama box (no nosso tinha cama de casal e mais duas de solteiro), chuveiro elétrico, ar condicionado e mini frigobar com água e refrigerante de cortesia. Os quartos não possuem tv, mas quem precisa de tv em um lugar desses?! Mas tem wi-fi (porque sem internet é mais difícil de viver! hahaha).

A Pedra Grande tem piscina com vista para as serras e diversos jogos ao ar livre como tiro ao alvo, boroga (um tipo de boliche), spiribol. Tem também sala de jogos com jogos de mesa (baralho, dama, xadrez…) disponíveis. Na área da piscina tem ainda carro dos Flinstones, biga Romana, bicicleta chopper. Tudo isso foi mudado nos últimos anos. Antes, a pousada tinha uma proposta de ser mais romântica e, hoje em dia, ganhou também mais opções para a família.

Celeiro
Celeiro

Na pousada tem também um celeiro e vários animais, que podem ser vistos pelos visitantes, como vacas, bezerros, porquinho da Índia, cabras, viveiro com pássaros, pavões e calopsitas. Lá embaixo, eles também construíram uma cabana, que abre no final da tarde, para fazer serviço de bar e também algumas comidinhas, como crepe, para quem quiser apreciar o pôr do sol de lá (eles colocaram umas mesinhas e sofá em volta), que é maravilhoso.

Porquinhos da Índia e cabana
Porquinhos da Índia

O restaurante funciona o dia todo. O café da manhã incluído na diária é muito farto, com bolos, tapioca, cuscuz, frutas, cereais, iogurtes, água de coco, café, sucos. Tem muita coisa. Para almoço, jantar e petiscos, o restaurante tem um cardápio, assinado pela chef Sanyelle Faraje, bem variado, com pratos até exóticos, tudo muito bem preparado e preços justos. Tem também uma carta de vinho com opções acessíveis.

Cabana da pousada
Cabana da pousada
Jantar no restaurante da pousada
Jantar no restaurante da pousada

À noite, eles acendem a lareira, e nos fins de semana tem música ao vivo. É uma delícia. Nos meses de inverno (junho e julho), faz realmente frio. Em julho, inclusive, acontece o Festival de Inverno na cidade de Serra de São Bento e, em Agosto, o Festival Gastronômico de Monte das Gameleiras. No verão, à noite, fica em torno de 20 e poucos graus, podendo baixar um pouco mais que isso. A sensação de frio é um pouco maior devido à brisa. Durante o dia, faz bastante calor, o que é bom para aproveitar a piscina.

Mas, além de ficar na pousada, o que tem mais para fazer? Bem, eles oferecem algumas opções de passeios, como trilhas, passeios de quadriciclo. A pousada fica próximo da famosa Pedra da Boca, na Paraíba. Um dos passeios mais interessantes é ir de quadriciclo até lá e fazer a trilha. O aluguel do quadriciclo, com guia acompanhando (em outro quadriciclo) sai por R$ 100, na primeira hora, e R$ 50 adicionais a cada hora extra. Para fazer o passeio até a Pedra da Boca, ida e volta, leva em torno de 2h20. Também tem outra opção de passeio mais curto, por Monte das Gameleiras.

Parque da Pedra da Boca
Parque da Pedra da Boca

Se você não é adepto de trilhas e quadriciclos, faz pelo menos uma parada na ida ou na volta para apreciar a vista do Parque da Pedra da Boca que é lindo demais! Escrevi também um post sobre nossa a trilha que fizemos lá neste post:

Turismo de aventura na Pedra da Boca (PB)

Nós, na Pedra Grande
Nós, na Pedra Grande

 

O ideal, na minha opinião, é ficar de uma a duas diárias na pousada, tempo suficiente para relaxar e curtir a tranquilidade e a beleza da região. <3

Faça sua reserva na Pousada Pedra Grande

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis  com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.
Quer viajar para o Rio Grande do Norte? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários