Não importa quanto tempo você tenha em Arraial do Cabo, se apenas um fim de semana ou vários dias, mas você não pode deixar de fazer o passeio de barco que leva à belíssima Praia do Farol, entre outros lugares. No post Arraial do Cabo: dicas e roteiro de 2 dias para conhecer o “Paraíso do Atlântico” comentei que fizemos o passeio de barco com o Saveiro Don Juan, que oferecia um passeio diferenciado. Neste post vou contar como foi o passeio e porque o Don Juan merece nossa recomendação.

Na Praia do Farol
Na Praia do Farol

Em primeiro lugar, quero deixar claro que este não é publieditorial. Nós pagamos pelo passeio o valor tabelado de R$ 60 por pessoa, além da taxa de embarque de R$ 5. Caminhando pela orla da Praia dos Anjos, várias empresas nos ofereceram desconto, mas optamos pelo Saveiro Don Juan porque foi o recomendado pela nossa pousada e também porque tinha visto boas referências deles.

O passeio de barco oferecido pela maioria das agências e barqueiros de Arraial do Cabo inclui a Praia do Farol, Gruta Azul, Prainhas do Atalaiapraia do Forno.

Como falei no outro post, a grande sacada do Don Juan é que eles saem às 9h, 1 hora antes dos demais barcos. Portanto, eles conseguem chegar às praias quando ainda estão vazias.

O Saveiro Don Juan tem capacidade para 57 passageiros, possui bar e banheiros à bordo, bote de apoio para desembarque nas praias, boias para recreação e coletes salva-vidas.

Tripulação do Saveiro Don Juan
Tripulação do Saveiro Don Juan

O barco também tem uma ótima tripulação e um repertório de boa qualidade. Para mim, esse é um ponto super positivo, pois estar num paraíso daqueles ouvindo música muito alta e de gosto duvidoso, como acontece em boa parte dos outros barcos, não é legal! hehe

Eu e Fred no Saveiro Don Juan
Eu e Fred no Saveiro Don Juan

O atendimento do Don Juan também foi um ponto super importante. Fizemos o passeio em uma segunda-feira de inverno, ou seja, Arraial estava bem vazia. Eles foram nos buscar em nossa pousada, junto com um casal de argentinos, que estavam a ponto de desistir, pois o tempo estava muito nublado e parecia que ia chover a qualquer momento. Eu e Juan, proprietário do barco e que foi nos pegar, convencemos eles a irem, mas mesmo assim, como só estávamos em dois casais, e o mínimo para a saída é de 6 pessoas, corríamos o risco de ficar sem passeio.

Fomos levados até a agência que fica na praça próxima a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e esperamos um pouco para saber se teríamos mais passageiros para o passeio. E quando já pensávamos que íamos perder o passeio, sendo aquele o nosso último dia em Arraial, eles resolveram sair só com nós quatro. <3

Os tripulantes do barco foram muito simpáticos, explicaram tudo e fizeram o passeio como se o Don Juan estivesse com toda a capacidade. E ao mesmo tempo foi tudo muito exclusivo.

Praia do Farol
Praia do Farol

Como o Don Juan sai antes dos outros barcos, encontramos a Praia do Farol completamente vazia. Nesta praia são permitidas, no máximo, 250 pessoas a cada 45 minutos e imaginem que estávamos só nós quatro lá.

Até as nuvens abriram para um sol inesperado, a água estava super cristalina. Sem dúvidas, essa foi uma das praias mais lindas em que já estivemos pelo mundo. E eu tomei banho sozinha! Tão perfeito que o fato da água estar gelada nem fez diferença. Segundo os tripulantes, em dias mais frios em Arraial, a água fica mais quentinha, ou seria menos gelada.

Nadando sozinha na Praia do Farol
Nadando sozinha na Praia do Farol

A parada na Praia do Farol é de 40, 45 minutos. Depois o barco segue para Boqueirão, que faz separação entre ilha e continente, seguindo pela a Pedra do Gorila, a fenda de Nossa Senhora e a Gruta Azul. Todos esses sem descida do barco, apenas parada para fotos. Neste trajeto, se você tiver sorte, pode visualizar golfinhos e baleias, além de tartarugas, que foi o único animal que conseguimos ver.

Fenda de Nossa Senhora
Fenda de Nossa Senhora

A próxima parada para banho é feita nas Prainhas do Atalaia, onde ficamos mais uns 40 minutos. A água também estava super cristalina e calminha e o banho maravilhoso. Lá também chegamos primeiro, mas depois chegaram os outros barcos, com as tais músicas que falei. hehe

Prainhas do Atalaia
Prainhas do Atalaia

O final do passeio é na Praia do Forno, que já tínhamos ido por trilha no dia anterior, por isso, pedimos para não parar. Quem quiser, também pode almoçar no restaurante flutuante, que estava fechado porque era segunda-feira.

O passeio tem 3h30 de duração e a equipe do Saveiro Don Juan vai buscar e deixar na pousada. Em feriados e período de alta temporada, o barco também sai em horário extra, às 13h. Crianças até 5 anos não pagam e de 6 até 10 anos pagam metade do valor.

Acho que mais do que o texto, as fotos convencem de que o passeio é imperdível, né? =)


Comentários