Home » Brasil » Sul » Passeio da Jardineira – Curitiba/PR

Passeio da Jardineira – Curitiba/PR

Olá viajantes!!

Lembram da Amanda Faia, editora chefe do Portal Pop Line e blogueira do Operação Casório? Ela já escreveu para gente sobre Veneza (ITA) e agora traz um roteiro fácil e barato para conhecer Curitiba, fazendo o passeio de jardineira. Eu, que não conheço ainda a capital do Paraná, mas tenho muita vontade de conhecer, já anotei a dica! :)

Boa viagem!

Curitiba (PR) por Amanda Faia

Sempre tive vontade de conhecer o Sul do país. Em julho de 2011, aproveitei que o noivo morou 20 anos em Curitiba e ainda tem família por lá para fazermos um passeio de duas semanas na capital paranaense.

A maneira mais fácil e super prazerosa foi utilizar o passeio da Jardineira. Os ônibus especiais da Linha Turismo circulam por 25 pontos de Curitiba, incluindo o Jardim Botânico, Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemyer (conhecido como o Museu do Olho).

Jardineira de Curitiba

Jardineira de Curitiba

A ideia é simples e ótima para quem não quer alugar um carro. Ao comprar o passeio (R$ 25 na época) você recebe cinco pequenos tickets para ingresso no ônibus. O primeiro você usará para começar o city tour. Eu e o noivo pegamos a Jardineira na Praça Tiradentes, bem no centro da cidade, e escolhemos outros quatro pontos de parada. A cada descida, você não tem limite de horário para reingresso ao ônibus e pode levar o tempo que quiser para conhecer o local. Os ônibus passam com um intervalo, em média, de 30 minutos e através de um folder você fica conhecendo o trajeto da linha e as paradas que virão na sequência.

Amanda Faia no Jardim Botânico

Amanda Faia no Jardim Botânico

Ópera de Arame

Ópera de Arame

Eu, como tenho uma criança muito viva dentro de mim, corri para o segundo andar do ônibus em todas as oportunidades que tivemos. Como era inverno, o clima era fresco e a cidade é um charme! Flores para todos os lados, tudo bem conservado e limpo. Ah, a temperatura amena não exclui o uso do protetor solar. Curitiba fica acima do nível do mar e o solzinho discreto queima!

Museu Oscar Niemyer, conhecido como o Museu do Olho

Museu Oscar Niemyer, conhecido como o Museu do Olho

Bosque alemão

Bosque alemão

Além das atrações tradicionais que comentei acima, a Jardineira também passa pelo Centro Cívico; a famosa Rua das Flores; parques Barigui, Tingui e Tanguá; os teatros Guaíra e Paiol; Passeio Público (um zoológico gratuito); Museu Ferroviário, entre outros.

Passamos o dia rodando e escolhemos finalizar o passeio na Torre Panorâmica, com 109 metros de altura. Chegamos bem na hora do pôr do sol e não podia ter sido mais mágico. Lá de cima você tem uma visão 360º da cidade de Curitiba!

Torre Telecom

Torre Telecom

Vista da torre

Vista da torre

Como o transporte público de Curitiba é extremamente eficiente, meu conselho é que você use a internet como aliada e procure quais os pontos assistidos pelo passeio da Jardineira que são complicados de chegar de ônibus comum. Assim você pode ir até esses lugares com o suporte da Linha Turismo e conhecer os demais pontos usando as linhas convencionais.

Neste site (http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/jardineiraDetail.php) você encontra toda a descrição do passeio e os horários da passagem da Jardineira.

Mapa da Jardineira

Mapa da Jardineira

Comentários