A capital do Uruguai é um convite a uma volta no tempo, à uma época em que a vida corria num ritmo mais lento e tudo parecia mais tranquilo e seguro. Montevidéu é uma metrópole com um jeito acolhedor de cidade pequena. E para o turista isso não é diferente. Um roteiro que inclui as principais atrações de Montevidéu pode ser executado em dois dias na cidade, que pode ser facilmente desbravada a pé, pois muitos desses lugares ficam apenas a uma curta caminhada de distância um do outro.

Neste post, reuni algumas dicas e atrações imperdíveis para um roteiro de 2 dias em Montevidéu:

Plaza Independencia
Plaza Independencia

Como chegar

Saindo do Brasil, tem opções de voos diretos para o Aeropuerto de Carrasco. Para quem vem de Buenos Aires e quer combinar a viagem ao Uruguai e visitar Colonia del Sacramento e Montevidéu, o primeiro trecho até Colonia é feito de barco por três empresas: BuquebusSeacat e Colonia Express.  O trecho entre Colonia e Montevidéu é feito de ônibus, em uma viagem que dura em média 2h4o. A empresa que faz o trajeto é a COT, que também faz o trajeto Punta del Este – Montevidéu.

Onde se hospedar

Se sua intenção é conhecer as atrações turísticas caminhando, o melhor lugar para se hospedar é no Centro, de preferência o mais próximo da Avenida Dieciocho de Julio, que é a principal do bairro. A Cidade Velha também pode ser uma opção, mas é uma área um pouco esquisita no fim de tarde e à noite.  Para quem quer aproveitar a vida noturna da cidade, no entanto, os bairros mais indicados são Pocitos, Punta Carretas e Buceo, que ficam na orla.

Nos hospedamos no Centro, em uma das ruas paralelas a Dieciocho de Julio, no Dolce Vita Hostel, que tem um ótimo custo benefício tanto para quartos privativos, quanto compartilhados. O hostel está próximo das principais atrações turísticas da cidade, os quartos do hostel são bem amplos e as áreas comuns, inclusive, os banheiro e a cozinha estavam sempre limpas. O Dolce Vita tem wi-fi e computadores disponíveis para uso gratuitos e uma área de estar de uso comum com tv e sinuca. Os recepcionistas foram todos super atenciosos e davam dicas sobre o que visitar na cidade. A diária inclui café da manhã.

O que fazer

Plaza Independencia e Palacio Salvo

A Plaza Independencia é o cartão postal de Montevidéu. Ela fica bem no limite entre a Cidade Velha (Ciudad Vieja) e o Centro e nela estão alguns dos prédios mais importantes da capital uruguaia, como o Palacio Salvo, que na época de sua construção em 1928, era a torre mais alta da América do Sul, com seus 95 metros e 27 pisos; a Torre Executiva e o Palácio Estévez, que são a nova e antiga sedes, respectivamente, do Poder Executivo federal. 

Torre Executiva
Torre Executiva

 

Puerta de la Cidadela

Puerta de la Cidadela
Puerta de la Cidadela

Em frente a Plaza Independencia está a Puerta de la Cidadela, que é a parte mais emblemática da antiga muralha que protegia a cidade até 1829, na área onde hoje está a Cidade Velha. O Portão foi construído em 1742. Passando ela Puerta e descendo pela Calle Peatonal Sanradí, que é exclusiva para pedestre,  há muitas lojas, cafés e restaurantes. É o melhor caminho para adentrar a Cidade Velha.

Catedral Metropolitana 

Na Plaza de la Constitución, na Cidade Velha, fica a Catedral Metropolitana. O prédio atual é de 1790, mas foi construída no lugar da antiga igreja matriz de tijolos, que datava de 1730.  Na mesma praça, em frente a Catedral fica o Cabildo de Montevidéu, edifício construído como sede da administração da cidade em 1804, quando Montevidéu era parte do vice Reino do Rio da Prata.

Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana

Mercado del Puerto

Descendo a Cidade Velha, já na zona portuária, está o Mercado del Puerto. Construído em 1868, com estruturas trazidas da Inglaterra, não é um mercado tradicional de feirantes, mas abriga restaurantes e lojas de artesanatos. É o lugar mais indicado para provar especialidades uruguaias, como a parrillada. O horário de funcionamento do mercado é até às 16h. Por se tratar de uma área próxima do porto e com muitos turistas é preciso ter mais atenção e cuidado.

Do lado de fora do mercado há uma feirinha de artesanato local.

Teatro Solís

Teatro Solís
Teatro Solís

Quase na lateral da Plaza Independencia fica o Teatro Solís, o principal teatro do Uruguai. Inaugurado em 1856, recebeu o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, comandante da primeira expedição européia a adentrar o Rio de la Plata. O Teatro teve grande importância política e cultural na história do país. E a visita guiada é super interessante, com bastante conteúdo e pequenas apresentações teatrais. Foi um dos passeios mais bacanas que fizemos em Montevidéu.

As visitas guiadas são realizadas de terças e quintas, às 16h e quartas, sextas e domingos, às 11h, 12h e 16h. Aos sábados as visitas acontecem às 11h, 12h, 13h e 16h. As visitas custam 20 pesos uruguaios em espanhol e 50 pesos em inglês, português e francês. Às quartas-feiras, a visita em espanhol é gratuita.

Se possível, além da visita guiada, aproveite também para assistir também algum espetáculo no teatro. Confira a programação: http://www.teatrosolis.org.uy/index_1.html

Intendencia e Mirador 

No edifício sede da prefeitura de Montevidéu, chamado de Intendencia, fica o Mirador Panorâmico. A uma altura de 77,65 metros,  do mirante é possível ter uma vista em 360 graus da cidade e observar do alto, os prédios mais importantes de Montevidéu. A visita ao mirante é gratuita, basta retirar o ingresso no Centro de Informações Turísticas na frente da Intendencia. A subida é feita por um elevador panorâmico, que fica no subsolo.

Intendencia
Intendencia
Vista do Mirador
Vista do Mirador

Palacio Legislativo

O Palácio Legislativo foi inaugurado em agosto de 1925, em homenagem aos 100 anos da Declaração da Independência do Uruguai. O monumento em estilo neoclássico e inspiração grega foi desenhado pelo arquiteto Vittor Meano. O Palácio é a sede da Câmara dos Deputados e Senado do Uruguai. Visitas guiadas são realizadas de segunda à sexta, das 10h30 e às 15h. O valor para turista é de 3 dólares.

Parque Rodó

O Parque Rodó fica entre o bairro que leva o mesmo nome e o bairro de Punta Carretas. O nome do parque é uma homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó, cujo monumento em sua memória fica no lado sul do parque. Dentro da área do Parque Rodó há um lago artificial;  um pequeno castelo, onde funciona a biblioteca municipal infantil; um parque de diversões a moda antiga; uma exposição ao ar livre de fotografia; o Club de Golf Punta Carretas e o Teatro de Verano. Em frente ao parque fica a Playa Ramirez.

Parque Rodó
Parque Rodó

Pocitos

A cidade de Montevidéu é rodeada pelas ramblas, que são calçadões que acompanham as praias. Uma das preferidas é Pocitos, que fica a 10 minutos do Centro. Ao longo da praia há vários quiosques e restaurantes. A praia em si, no entanto, dificilmente será atrativa para brasileiros. A água do “mar”, que na verdade é o Rio de la Plata, é muito gelada e de cor barrenta.

O bairro de Pocitos também é um dos que oferecem melhores opções de vida noturna.

Pocitos
Pocitos

Tango e Candombe

Os shows de tango e candombe, dança uruguaia que surgiu da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravos, são as melhores pedidas para curtir a noite uruguaia. O pessoal do nosso hostel e também o Viaje na Viagem recomendam assistir aos shows no Baar Fun Fun, na Cidade Velha, o que infelizmente não pudemos fazer, pois estivemos na cidade no início da semana e os shows acontecem de quinta a sábado.

Além das atrações citadas, Montevidéu tem aindavários museus de diversos temas e que podem ser visitados em uma viagem com um pouco mais de tempo.


Comentários