O grande dilema de quem viaja para o Deserto do Atacama é escolher que passeios fazer, dentro do seu tempo e orçamento. Como já comentei em outro post, o passeio número 1, na minha opinião, é o Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas. Mas um passeio que, para mim, foi surpreendente é o das Lagunas Escondidas, um dos mais novos do Atacama e que ainda é oferecido por poucas agências. Nós fizemos o passeio à convite da Ayllu Atacama* e foi um dia lindo, com paisagens fascinantes,  e com  “a cara da ryqueza” para ficar na memória.

Lagunas Escondidas
Lagunas Escondidas

As chamadas Lagunas Escondidas são, na verdade, as 7 Lagoas de Baltinache, que ficam a 57km de San Pedro de Atacama, no meio do deserto, entre a Cordilheira do Sal (Valle de la Luna) e a Cordilheira de Domeyko, que é espetacular também e me lembrou muito o deserto de Nevada, nos Estados Unidos. A viagem de San Pedro até lá leva em torno de 1h20 e, por isso, o passeio não sai tão cedo quanto os demais. O que adorei neste passeio é que ele é mais contemplativo e relaxante que os outros que fizemos, que acabam sendo um pouco mais cansativos.

Caminho para as Lagunas Escondidas, Cordilheira de Domeyko ao fundo
Caminho para as Lagunas Escondidas, Cordilheira de Domeyko ao fundo

As lagoas estão a uma altitude de 2.400 msmn, a mesma de San Pedro de Atacama, e uma das menores altitudes entre os passeios do Atacama. O que significa menos frio também. No dia em que fomos, no final de maio, fez muito sol e a temperatura estava bem mais agradável do que nos dias anteriores, em torno de uns 15 a 19 graus.

Assim como a Laguna Cejar, as Lagoas de Baltinache são muuuito salgadas e, por isso, é possível flutuar nelas sem nenhum esforço. Elas também são cercadas por muito sal, que forma um tapete branco e a água tem tons de azul, que variam entre turqueza e azul mais marinho, dependendo da profundidade. O reflexo do céu e das nuvens na água deixam as lagoas ainda mais incríveis.

Com Julie e Cris, yogando na primeira Laguna Escondida
Com Julie e Cris, yogando na primeira Laguna Escondida

A cor da água e a quantidade de sal em volta das lagoas também dependem da época do ano, se choveu há pouco tempo, se está sol ou nublado. Vai da sorte de cada um. Mas tenho certeza de que são sempre maravilhosas.

As lagoas de Baltinache são cercadas de sal e água em tons de azul
As lagoas de Baltinache são cercadas de sal e água em tons de azul

Fizemos o tour das Lagunas Escondidas com a Ayllu Atacama e foi como um mini encontro de blogueiros, com a Cris Marques do Raízes do Mundo, o Guilherme Tetamanti do Quero Viajar Mais, Julie Boll, nossa colaboradora no CV e sócia no Share Journeys e nós. O nosso guia foi o próprio Mike, proprietário da Ayllu, super gente boa e divertido.

A turma toda: Gui, Julie, Cris, eu e Fred. Os meninos vão me matar por causa dessa foto! haha
A turma toda: Gui, Julie, Cris, eu e Fred. Os meninos vão me matar por causa dessa foto! haha

Os passeios das Lagunas Escondidas saem pela manhã (9h às 14h) e pela tarde (14h30 às 19h), mas os horários variam de acordo com a época do ano. Mas sempre incluem almoço. Nós saímos por volta de umas 9h e chegamos lá umas 10h e pouco. Em pleno domingo, não tinha ninguém, apenas nós (só depois de muito tempo que chegaram outras pessoas). Paramos na primeira lagoa, onde é permitido entrar. Próximo dela tem algumas mesinhas, onde podemos colocar nossas coisas e trocar de roupa.

Não tem como não ficar boquiaberto com a beleza das lagoas, que são bem diferentes das Lagunas Altiplânicas ou de outras que a gente já tinha visto na região. São incríveis mesmo e uma paisagem inesperada no meio do deserto.

Eu nem ia levar bíquini no dia, pois fazia frio quando saímos do hostel, mas Mike falou que quando chegasse lá, eu teria vontade. E detesto passar vontade. Dito e feito, cheguei lá e quis logo ser a primeira a cair na água.

Antes de entrar na Lagoa
Antes de entrar na Lagoa

Como fazia um sol lindo, a temperatura estava mais quentinha, fui correndo para pular na lagoa. A água estava gelaaada, passei no máximo uns 2 minutos (quase congelei), só para as fotos flutuando e segurando uma revista (foto de destaque do post). Que amei, por sinal. Mas imagino que no verão e outras estações mais quentes, seja uma delícia flutuar na lagoa.

Por sorte, Mike e a Ayllu pensam em tudo e quando saí da lagoa, já tinha um roupão quentinho e pantufas descartáveis me esperando. E também uma espreguiçadeira para ficar no sol, me aquecendo um pouco.

Enquanto, nós, Julie, Cris e Gui fazíamos milhares de fotos, stories para o Instagram e vídeos, Mike e  Fabian, guia da Ayllu – um colombiano super simpático, prepararam uma mesa para o nosso almoço, nas margens da lagoa. Falei que o café da manhã no Salar de Tara tinha sido o lugar mais incrível que tinha tomado café, mas esse almoço nas Lagunas Escondidas foi imbatível.

O almoço é super bem servido, com opções vegetarianas (o que para mim foi ótimo!) e com carnes também. Para acompanhar vinho tinto, bebidas sem álcool, e também degustamos alguns rótulos da St. Peter, uma cervejaria que fica no próprio Atacama, e que faz cervejas muito boas.

Almoçamos com bastante calma, todos de roupão e chapéu, que o Mike levou também. A “cara da ryqueza”, não disse! E depois fomos caminhar pelas outras lagoas. A caminhada é curtinha e bem tranquila. Ida e volta dá no máximo uns 40 minutos. Tem umas menores, outras maiores. Mas nas demais não é permitido entrar. Quanto mais próximo da última, mais bonita fica a paisagem, com a vista para a Cordilheira de Sal (Vale de la Luna).

Com Julie e Fred degustando cervejas St Peter
Com Julie e Fred degustando cervejas St Peter
O reflexo do céu nas lagoas é incrível
O reflexo do céu nas lagoas é incrível

Retornamos para San Pedro, por volta, de umas 15h, mais ou menos. Mas, como disse, os horários do passeio varia de acordo com a época do ano e o nosso passeio não seguiu bem o horário convencional da agência.

A água das lagoas é cristalina
A água das lagoas é cristalina

Além do valor do passeio, é preciso pagar uma taxa de entrada nas Lagunas, que é de $ 5.000 CLP para adultos, ou $ 3.000 CLP, com tarifa reduzida.

Julie nas Lagunas Escondidas
Julie nas Lagunas Escondidas

Além da roupa de banho, não esqueça de levar o protetor solar, óculos de sol, chinelos, água e também, calça, jaqueta (de preferência corta vento) e tênis.

Como disse, e as fotos confirmam, este é um passeio de paisagens surpreendentes e que recomendo de olhos fechados. 

Obrigada a Mike pelo convite, a Fabian pelo ótimo serviço, e ao Gui, Cris e Julie pelas ótimas companhias. Foi um dia surreal! =)

Mais uma pose de yoga com Julie e Cris porque esse lugar é inspirador
Namastê! Mais uma pose de yoga com Julie e Cris porque esse lugar é inspirador

Se você já fez este passeio, conta aqui como foi nos comentários. 😉

* O tour das Lagunas Escondidas foi uma cortesia da Ayllu ao Compartilhe Viagens, com o compromisso de que toda a opinião emitida no texto fosse verdadeira e autêntica, como em todos os posts que escrevemos.

Quer viajar para o Atacama? Confira estas promoções que encontramos para você!

Comentários