Home » Brasil » Nordeste » Ilha do Carlito (AL): uma das Nove Ilhas da Lagoa Mundaú

Ilha do Carlito (AL): uma das Nove Ilhas da Lagoa Mundaú

Olá viajantes!

Vista aérea da Ilha do Carlito. Foto: http://ilhacarlito.comAcho o estado de Alagoas um dos mais lindos e abençoados do meu Nordeste, que já é lindo “por demais”. Só que todas as vezes em que estive lá foram a trabalho. Mas para mim, trabalho e diversão tem que andar de mãos dadas, então, sempre arrumo um jeitinho de aproveitar um pouco a estadia. E desta última vez, conheci um lugar lindo e com uma história bem interessante: a Ilha do Carlito. E hoje compartilho com vocês mais essa experiência!

Boa viagem!  

Ilha do Carlito (AL) por Karla Larissa

Descobri a Ilha do Carlito totalmente por acaso. Estava passeando na orla da Jatiúca, em Maceió, com meu marido e meus pais, quando passou um vendedor de agência de viagem, oferecendo vários passeios e fiquei curiosa com o roteiro das Nove Ilhas.

Em pouco tempo, o guia nos buscou no hotel e nos levou até o Sítio Salgado, de onde sairia o passeio, no município de Marechal Deodoro, que fica a apenas 31 km do centro de Maceió. Almoçamos no restaurante que serve de base para o passeio, simples, mas com uma comida bem gostosa.

As Nove Ilhas, segundo minhas pesquisas, formam um arquipélago fluvio-marinho localizado na Lagoa Mundaú. A paisagem é formada por manguezais, coqueirais, ilhas e ilhotas.

Fred Santos (marido), eu, Maria do Socorro (mainha) e Carlos Eduardo (painho) saindo no passeio de escuna

Fred Santos (marido), eu, Maria do Socorro (mainha) e Carlos Eduardo (painho) saindo no passeio de escuna

Logo, saímos na escuna rumo ao passeio. Cada uma das nove ilhas tem nomes e histórias interessantes. A Ilha das Andorinhas, por exemplo, pertence ao roteiro migratório das andorinhas; a Ilha do Fogo, contam, tem esse nome devido a um alambique de pinga, que foi à falência pelo grande consumo do produto pelos funcionários; a Ilha de Santa Marta, faz uma homenagem à Santa; a Ilha do Almirante, foi batizada assim devido o seu antigo dono, um almirante da Marinha que viveu na ilha até falecer; a Ilha de Um Coqueiro Só, ficou sendo chamada assim porque durante uma enchente em 89, a ilha foi totalmente devastada, restando apenas um coqueiro; já a Ilha das Cabras, tem esse nome pois seu antigo morador possuía um rebanho de cabras até ser proibido devido ao impacto ao meio ambiente; a Ilha de Bora Bora, tem esse nome chique não por causa da ilha da Polinésia Francesa, mas ganhou o nome numa redução da palavra ‘embora’ para ‘bora'; a Ilha de Santa Rita é a maior ilha lacustre (de lagoa) do país, com mais de 12 km² de superfície, e área de preservação ambiental. É ocupada pelos povoados de Santa Rita, Siriba, Jacaré e Barra Nova.

Passeio pelas Nove Ilhas

Passeio pelas Nove Ilhas

As Nova Ilhas  são um arquipélago fluvio-marinho localizado na Lagoa Mundaú

As Nova Ilhas são um arquipélago fluvio-marinho localizado na Lagoa Mundaú

Mas a ilha de história mais curiosa é justamente a Ilha do Carlito, que antes era chamada de Ilha do Irineu, ou Pescador. Seu Irineu era um velho pescador da região e ganhou fama nacional por ser casado com três mulheres, as três ainda por cima, eram irmãs. Ele chegou a ter sua história contada em grandes emissoras de televisão e recebeu por muito tempo propostas milionárias de vender a Ilha. Mas parece que acabou vendendo por muito menos, para conseguir dinheiro para tratar de um problema no coração, e depois, acabou morrendo.

Vista aérea da Ilha do Carlito. Foto: http://ilhacarlito.com

Vista aérea da Ilha do Carlito. Foto: http://ilhacarlito.com

Hoje, a Ilha do Carlito abriga uma infra-estrutura para receber turistas com bares, restaurante, piscina, salão de jogos, passeio ecológico e banana boat (no verão).

Estrutura da Ilha do Carlito

Estrutura da Ilha do Carlito

Quando estivemos lá, o dia estava chuvoso, então tinha pouca gente, mas foi muito bom. É um passeio diferente e que vale à pena, principalmente para quem viaja com crianças. Na Ilha, também tem muitos saguis fofinhos e engraçados.

Vista para a Lagoa

Vista para a Lagoa

Curtindo a vida boa na Ilha

Curtindo a vida boa na Ilha

Painho relaxando numa redinha

Painho relaxando numa redinha

Saguis brincando no teto do restaurante

Saguis brincando no teto do restaurante

O cardápio traz muitos pratos típicos da Lagoa, a base de frutos do mar.

Não me lembro ao certo quanto custou o passeio, mas no site da Ilha do Carlito o passeio sai por R$ 60 por pessoa com transporte, catamarã, ilha e almoço.

 

 

Comentários