Olá viajantes!

Estou muito feliz com a repercussão que o blog tem tido, com os acessos, e principalmente com a colaboração valiosa dos viajantes que estão nos enviando textos. Como eu disse, esse blog não é feito apenas à duas mãos, mas claro que eu também terei participação com textos sobre minhas viagens. Eis que hoje, vou levar vocês a viajarem a um dos lugares mais bonitos do Brasil: Florianópolis!

Florianópolis por Karla Larissa

Ponte Hercílio Luz

Todo mundo diz que o Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do Brasil. Mas quem conhece Florianópolis, capital de Santa Catarina, fica realmente em dúvida e pode apostar em um empate. Estive em Floripa, no verão de 2010, em lua de mel e em todo país, não poderia ter escolhido lugar mais maravilhoso para a ocasião. Como estava muito atarefada com os preparativos do casamento, não tive tempo de organizar um roteiro, e saí de Natal com apenas uma coisa definida: o hotel.

Ficamos hospedados no Hotel Daifa, que fica num bairro chamado Prainha, a 700 metros do centro da cidade, e com uma belíssima vista para a marina e para a ponte Hercílio Luz. Como estava em horário de verão, víamos um belíssimo pôr-do-sol da janela do nosso quarto após as 20h.

Pôr do Sol, vista do Hotel Daifa

Assim que chegamos ao aeroporto Hercílio Luz (tudo lá leva esse nome – Hercílio foi governador de Santa Catarina por três vezes!), descobrimos que nossas malas não vieram no mesmo vôo, por um atraso na conexão.

Sem roupas de praia em uma ilha, optamos por visitar primeiro o centro da cidade. E como é bonito! Como apaixonada por prédios históricos, fiquei encantada como os de lá são bem conservados e utilizados para o comércio, inclusive, por grandes redes, como Mc Donald´s. Fizemos um rápido passeio pelo Mercado Público Municipal, que também tem uma arquitetura muito bonita e é bem conservado. Também fiquei impressionada com a segurança ao redor, lá é possível sacar dinheiro em caixas eletrônicos na calçada sem qualquer problema, pois todo o centro é monitorado por câmeras de segurança.

Centro de Floripa
Centro de Floripa: Mercado Municipal, Praça da Figueira e praça em frente à Catedral

Saindo do Mercado Municipal, demos um passeio pela Praça XV de Novembro, também conhecida como Praça da Figueira, por abrigar uma belíssima Figueira centenária. Reza a lenda, que se você contorná-la várias vezes atrai casamento, sorte e fortuna, como já tinha casado, contornei para quem sabe enricar, o que até agora não aconteceu! Mas sorte, pode-se dizer que tenho. Na praça, havia um grupo gravando cenas de um filme e mais adiante em frente à Matriz de Florianópolis, que também visitamos, um grupo de argentinos tocava instrumentos eruditos. Ainda no centro, fica o prédio da antiga Alfândega, no prédio funcionam uma galeria de artes, uma feira de artesanato e um bar. E à sua frente fica o Largo da Alfândega, local de manifestações populares e shows.

Depois de receber as malas ao final do primeiro dia de estadia, no dia seguinte saímos finalmente para as famosas praias de Floripa. Tentamos alugar um carro, mas por problemas no cartão, não conseguimos, e encaramos pegar um ônibus rumo a Jurerê Internacional, que fica a 23 km do centro. Foi fácil chegar até lá, pois o transporte urbano de Floripa é muito organizado, pelo menos aos olhos de uma natalense. A poucos metros do hotel podíamos pegar ônibus para praticamente qualquer lugar da ilha, pagando apenas uma passagem convencional. Se for necessário, é feita a troca em um dos terminais de integração, mas sem pagar novamente.

Suando a camisa na trilha rumo à Lagoa

Jurerê Internacional é uma praia belíssima de águas calmas e mornas, frequentada por ricos e famosos, inclusive, pude ver alguns por lá. Depois de curtir a boa vida em Jurerê, pegamos outro ônibus com destino a Santo Antonio de Lisboa, mas por algum motivo, errei completamente o caminho e fui parar não sei aonde (Isso mesmo até hoje não sei com certeza, mas tudo indica que era Vargem Pequena). Mas esse erro me rendeu uma das experiências mais incríveis da minha vida. Aceitando uma sugestão do cobrador do ônibus, paramos eu e meu marido, Fred Santos, sozinhos no meio do nada para fazermos uma trilha que não sabíamos por onde começava nem quanto tempo durava. Apenas, que terminava na Lagoa da Conceição. Sem água e de hawaianas, encaramos a trilha morro acima. Não sei quantas horas passamos ali em meio a Mata Atlântica.

Quando já achávamos que íamos desfalecer ali, encontramos algumas crianças do lugar, que nos informaram que já estávamos quase lá. Mais alguns minutos de caminhada e enfim, tive uma das vistas mais lindas de toda minha vida: uma panorâmica da Lagoa da Conceição!

Panorâmica da Lagoa da Conceição

A única certeza que tenho sobre essa trilha é que aquele era o único acesso à Sede do Distrito da Lagoa da Conceição. Bem, o final da trilha é numa vilinha linda, com casas que pareciam ser de um conto de fadas. Para sair de lá só de barco, e adivinhem: o último saía às 17h30 e chegamos lá às 17h25. Esses barquinhos funcionam como serviço de ônibus e a passagem é bem baratinha.

Vila no fim da trilha

Do barco, pudemos ver outras vilas que dispõem de bares e restaurantes. Vale a pena conhecer, o que fizemos em outro dia. O desembarque do barco é no trapiche do centrinho da Lagoa, onde estão bares, restaurantes e lojas.

Lagoa da Conceição, em frente a avenida das Rendeiras

A Lagoa da Conceição é visita obrigatória em Floripa. É lá onde fica a Avenida das Rendeiras, onde é possível comprar as tradicionais rendas de bilro. Em frente à Avenida, tem um gramadinho que as pessoas costumam usar para se bronzear, fazer piquenique. Também é possível andar de caiaque e no caso das crianças brincarem em um dos brinquedos infláveis. Uma praia mesmo!

Nos dias seguintes, alugamos um carro e desbravamos a ilha. Com um mapa na mão, fica muito fácil, pois a cidade é muito bem sinalizada. Conhecemos ao norte: a Praia Brava, Ingleses, Santinho, além de Jurerê. Ao leste: a Joaquina e suas dunas, a praia Mole e seus mirantes. Ao sul: Campeche, Ribeirão da Ilha, Armação, Pântano Sul e a encantadora Lagoinha do Leste.

Praias: Santinho, Brava, Jurerê, Campeche
Praias: Mirante da Praia Mole, Dunas da Joaquina e Praia da Armação

Lagoinha do Leste está entre as dez praias mais bonitas do Brasil, segundo o jornal inglês “The Guardian”, e estou plenamente de acordo com eles. A Lagoinha reúne em um só lugar praia, lagoa, cachoeira e mata nativa. A beleza da praia é preservada pela dificuldade de acesso.

Fred Santos, ida para Lagoinha do Leste de barco

Para chegar lá, só de barco, saindo do Pântano Sul, ou por trilha. Fomos de barco e voltamos por trilha, que dura em média 1hora por dentro da Mata Atlântica.

Lagoinha do Leste
Lagoinha do Leste está entre as dez praias mais bonitas do Brasil

Lá na Lagoinha não há nenhum tipo de comércio, então é bom preparar a “lancheirinha” antes de visitar a praia. Para aproveitar tudo que a natureza tem a oferecer, muita gente resolve acampar por lá. Só não pode esquecer-se de recolher o lixo!
Outro passeio imperdível em Florianópolis é o passeio de barco que sai da Ponte Hercílio Luz, com vista panorâmica da cidade e da Av. Beira Mar, passagem pelas Ilhas Guarazes e descidas nas ). Além de paradas para banho e almoço.

Passeio de barco: Ilha de Ratones Grande (Fortaleza de Santo Antônio) e Anhatomirim (Fortaleza de Santa Cruz), pausa para banho e vista de Floripa
Beto Carrero World

Fora da ilha, visitamos a Guarda do Embaú e o Beto Carreiro World, em Penha, sobre o qual falarei em outro post!

A sequência de camarão para duas pessoas saiu por menos de R$ 40

Em todos os lugares é possível comer muito bem e por um preço bem honesto. A grande pedida é a sequencia de camarão, com várias porções de camarão servidas com diferentes preparos. Para sair à noite, os barzinhos do centrinho da Lagoa da Conceição são uma ótima opção.

A ilha como um todo é encantadora com belezas literamente por todos os lados. Além de ser uma cidade grande com calmaria de interior. Se for visitar no verão, não se esqueça de caprichar no protetor solar, nesse período pegamos temperaturas de até 40º.

Impossível não se apaixonar por Floripa!

Compare preços de aluguel de carro em Florianópolis e reserve pelo RentalCars.com

Quem quiser conversar sobre Floripa comigo é só me seguir no Twitter @karlalarissa ou adicionar no Facebook: Karla Larissa.

Amanhã iremos viajar por outro lugar. Não deixe de ler!