Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, muitos devem já fazer parte e outros não devem saber do que se trata. Vou tentar explicar bem resumidamente e contar a minha experiência.

O Couchsurfing é uma comunidade com base na Internet com mais de 5 milhões de membros em todo mundo. A ideia é simples e muito interessante: você disponibiliza um “sofá” ou qualquer tipo de acomodação na sua casa para receber viajantes e da mesma forma quando precisar poderá ter onde se hospedar. Para isso, cada um faz um perfil bem detalhado. E para se hospedar, o surfer precisa fazer uma solicitação de couch, que pode ser aceita ou não. Para dar tudo certo é preciso escolher bem o perfil da pessoa que irá receber ou que pretende pedir hospedagem. Comentários de outros surfers ajudam muito na escolha. Um detalhe importante: não se pode cobrar pela hospedagem! Você também pode se disponibilizar só para apresentar a sua cidade, sem necessariamente ter que hospedar alguém.

Então, o Couchsurfing é um site de troca de alojamentos? Não é só isso!! Vai muito além! Ao abrir as portas para pessoas de diferentes culturas, cidades ou países, você terá uma experiência de trocas de conhecimento e de cultura! Da mesma forma, quem se hospeda tem a oportunidade de conhecer bem melhor o seu destino, a realidade do lugar, como vivem as pessoas.Mas repito, para que a experiência seja positiva é preciso fazer boas escolhas!

Eu tive a sorte de fazer duas boas escolhas e nos últimos 15 dias tenho tido minhas primeiras e super positivas experiências com o CS. Fiz o meu cadastro no site em outubro de 2012 e recebi os primeiros surfers em janeiro e outros agora em fevereiro. Em janeiro, recebi duas argentinas, Lali e Veq, super novinhas, que estão fazendo seu primeiro mochilão, visitando as praias do nordeste brasileiro. Elas eram super divertidas, ficaram cerca de 6 dias na nossa casa e nos divertimos muito, saindo algumas noites com elas e em casa também.

Com Lali e Veq nos divertindo
Com Lali e Veq nos divertindo

Agora estamos recebendo um casal de espanhóis que vivem em Barcelona: Leti e Roi. Eles são artistas circenses e nem preciso dizer que são muito engraçados e divertidos. Com eles tivemos mais oportunidades de sairmos juntos para praias e a noite e tem sido muito legal! Eu e Fred tentamos aprender espanhol e eles português. O Roi, por ser da Galícia, tem mais facilidade, a Leti se esforça muito e solta umas pérolas como “beleza joiosa”!kkkTambém cozinhamos comida brasileira e eles fizeram tortillas deliciosas!

Leti e Roi na Lagoa do Carcará, RN
Leti e Roi na Lagoa do Carcará, RN

Enfim, para mim o mais legal de viajar é poder conhecer pessoas, culturas, gastronomia diferentes e o CS tem me permitido isso sem sair de casa! Em breve, pretendo experimentar o outro lado, e me tornar uma surfer. Espero ter a mesma sorte!

Sim, além da troca de sofás, no CS tem também grupos. Aqui em Natal, por exemplo, tem um grupo forte que além da discussão na internet, está sempre se reunindo e fazendo eventos.

E vocês, já são cadastrados? http://www.couchsurfing.org

 

 

 


Comentários