Normalmente quando chegamos muito cansados de uma viagem, especialmente quando tivemos que acordar na madrugada para pegar um voo, queremos chegar em casa, tomar banho, comer e dormir. Mas nesta segunda-feira (29), quando chegamos de Minas Gerais, eu só queria tomar banho, comer e trabalhar no blog (e fiz isso por várias horas)! Aliás, já vinha trabalhando no voo, entre um cochilo e outro. Tudo isso porque o Encontro da Rede Brasileiras de Blogueiros de Viagem (RBBV) 2016, que aconteceu de 25 a 27 de novembro, em Belo Horizonte, nos deixou cheios de ânimo e inspiração com todo o aprendizado e vivências que tivemos durante os últimos dias. E para não deixar vocês só na curiosidade, resolvi contar neste post como foi o evento que comemorou os 5 anos da Rede.

O Encontro, oficialmente, começou na sexta-feira, mas nós desembarcamos lá em Minas, na terça-feira passada (22), e aproveitamos para fazer uma viagem de carro por algumas cidades históricas: Tiradentes, São João del Rei, Congonhas. Depois vai ter post sobre essa parte da viagem.

Na quinta-feira (24), tivemos uma prévia do Encontro RBBV 2016, com um happy hour no no Max Savassi Apart Hotel, na região da Savassi. O evento foi super animado e foi a primeira oportunidade para conhecer outros blogueiros. Alguns a gente já tinha amizade virtual há anos e foi a chance de conhecer pessoalmente.

Na tarde da sexta-feira (25), fizemos um passeio pelo Mercado de Belo Horizonte, que recentemente foi eleito o terceiro melhor do mundo e recebe mensalmente 1,2 milhões de visitantes. E, à noite, foi oficialmente a abertura do Encontro, com recepção de boas-vindas no restaurante Maria das Tranças, que tem 60 anos de tradição em BH.

Na manhã seguinte (26), os trabalhos começaram de fato no Museu de Arte da Pampulha (MAP), com o palestrante internacional Keith Jenkins do Iambassador. Ele falou sobre como deixou o mercado financeiro para se tornar blogueiro de viagem e como fez do blog um negócio lucrativo. Keith expôs ainda sobre as tendências do mercado de turismo mundial e brasileiro. E apresentou um dado muito interessante: 8 em cada 10 usuários brasileiros de mídias sociais usam blogs e redes sociais para encontrar inspiração, informações e ofertas de viagem, acrescentando que entre 2010 e 2016, houve um boom de usuários de internet em português de quase 2.000%.

Luciana, Claudia, Lilly e Lillian no painel sobre o uso das mídias sociais para alavancar o blog
Luciana, Claudia, Lilly e Lillian no painel sobre o uso das mídias sociais para alavancar o blog

Na sequência, tivemos um painel sobre o uso das mídias sociais para alavancar o blog, com moderação de Luciana Misura (Blog Colagem) e Lillian Brandão (Nerds Viajantes), Lily Pestana (Apaixonados por Viagens) e Claudia Saleh (Aprendiz de Viajante), como painelistas. Elas falaram sobre as redes nas quais elas investem mais tempo, as que têm mais retorno para o blog e as melhores estratégias em cada uma delas.

O último painel do dia foi sobre monetização e afiliados, que teve como painelistas Julia Minhoto da Viajanet (um das patrocinadores do evento), Rafael Miranda (Para Viagem) e Ana Catarina Portugal (Turista Profissional), com moderação de Thiago Khoury (Rodei).

Após as palestras, a Belotur e Setur levaram os blogueiros participantes do Encontro para um City Tour pelo Complexo Pampulha, Complexo da Praça da Liberdade e Mirante do Mangabeiras. Um passeio lindo, que, depois, também detalharei em outro post! Mas já adianto algumas fotinhas. 😉

Com os nossos hosts em BH, os Nerds Viajantes, Helder e Lillian, no Mirante do Mangabeiras
Com os nossos hosts em BH, os Nerds Viajantes, Helder e Lillian, no Mirante do Mangabeiras

Para encerrar o dia, tivemos uma recepção na Choperia Albano’s. Um lugar super bacana, com ótimo serviço, comidas deliciosas, inclusive com petisquinhos vegetarianos (Oba!), chope super gelado e capifrutas mara!

Durante o city tour visitamos a famosa igrejinha da Pampulha
Durante o city tour visitamos a famosa igrejinha da Pampulha

O domingo (27) foi super intenso e com excelentes palestras e paineis, no Quality Hotel Pampulha. Começando com Claudia Saleh, Luciana Misura, Dri Lima (Xplora) e Cris Marques (Dentro do Mochilão) com o painel De blogueiro a empreendedor de sucesso. As meninas abriram o jogo, compartilhando suas experiências e estratégias, erros e acertos.

Palestras do domingo no Quality Hotel
Palestras do domingo no Quality Hotel

Gustavo Ziller (host da série 7CUMES do Canal OFF, colaborador da Revista Trip e autor do livro Escalando Sonhos) deixou todo mundo cheio de entusiasmo e inspiração e com a cabeça pipocando de ideias, com sua palestra sobre Projetos criativos para elevar seu blog ao cume.

A organização do encontro também convidou gerentes de empresas de comunicação e marketing que atendem clientes de turismo, Alberto G. Martins (B4TComm), Garon Piceli (Loumar Turismo) e Flavia Perin (Interamerican Network), para falar sobre Relacionamento da indústria de turismo com os blogueiros.

Na última rodada de palestras do Encontro, aprendemos mais sobre Conteúdo & SEO com Rafael Sette Camara (360 Meridianos); Turismo Sustentável/Responsável com Luiza Antunes (360 Meridianos), Cris Marques e Claudia Saleh; e Fotografia e Vídeo com Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras) e Fabio Pastorello (Viagens Cine).

Para fechar o ERBBV 2016, que tinha como uma das principais finalidades ajudar na profissionalização dos blogs, recebemos mentoria, que continuará pelos próximos meses.

Como vocês podem perceber, o Encontro foi um completo sucesso e deu um novo fôlego aos blogueiros participantes e também à RBBV. Acredito que vocês poderão acompanhar boas mudanças na blogosfera de viagem nos próximos meses, fruto do evento.

Parabéns aos blogueiros responsáveis pela organização do Encontro, Claudia Saleh, Antonio Romulo Jr., Daniela Duarte, Rafael Miranda, Sonia Letycia e que deram apoio também, Thiago Khoury, Lillian Brandão, Helder Ribeiro, Renata Campos, Natália Gastão e Alessandra Fratus. Afinal, fazer um evento para quase 200 participantes, com uma programação de alta qualidade, não é moleza! Vocês arrasaram! =)

E, como membro da RBBV, também quero agradecer aos patrocinadores e apoiadores que fizeram o evento acontecer: Viajanet, EasySim4U, Zarpo, Booking.com, Latam Airlines, Orlando em Revista, Magic Press, blog Atravessar Fronteiras, Belotur e Setur.

E dizer também que foi um prazer enorme conhecer tanta gente incrível que participou do Encontro.

Agora, vamos arregaçar às mangas e colocar todo o aprendizado e insights em prática.

Conheça a RBBV e as dicas de mais de 1.000 blogs de viagem: http://www.rbbv.com.br/

Leia o que outros blogueiros escreveram sobre o Encontro RBBV 2016:

Bagagens de Memórias

Viagens Cine

Turista Profissional

 


Comentários

  • Patricia

    O evento foi demais!! Adorei conhecer vocês e estou amando o livro.
    Super beijo.

  • Foi bom demais né??? Já estou com saudades, que venham outros e ótimos encontros!!!

  • Carol May Rodrigues

    Foi muito bom! E eu ganhei seu livro em um sorteio!! o/