É inevitável. Você diz que você vai para a Colômbia e as pessoas já começam falar para tomar cuidado, que é muito perigoso, que tem as Farcs…Mas a verdade é que a realidade no país mudou muito nos últimos 15 anos e viajar  por lá é, sim, seguro. Além disso, a Colômbia é um país cheio de belezas, de diversidade, cultura rica, com um povo muito amável e receptivo, além de ser muito barato.  Ao longo da nossa viagem, já publicamos vários posts sobre a Colômbia, e agora fiz um resumo sobre o que você precisa saber em sua primeira vez no país.

Cabo de San Juan del Guia
Cabo de San Juan del Guia

Capital: Bogotá

Fuso horário: UTC/GMT – 5 (2 horas a menos que o Brasil)

Moeda: Pesos colombianos (COP) (Veja a cotação em real)

Código de discagem: 57

Idioma: espanhol

Nosso roteiro: Bogotá – Barranquilla – Taganga – Parque Tayorona Cartagena – Playa BlancaMedellínGuatapéSalentoCapurganá e Sapzurro.

Nosso tempo de viagem: 32 dias

Nossa média de gastos: US$ 40 por pessoa (mas é possível fazer com bem menos, pois não ficamos em dormitórios, pegamos vários voos e comemos em restaurantes).

Exigências para visitar o país: A Colômbia faz parte do Mercosul, então, não é necessário passaporte. É possível visitar apenas com carteira de identidade.

Tempo máximo de permanência: 180 dias para brasileiros.

Segurança: viajar pelo país é  seguro. Mas, é claro, que assim como toda América do Sul é preciso ter cuidado. Procure sempre saber os lugares que devem ser evitados, tomar cuidado com furtos nas ruas e ficar atento a suas bagagens em viagens de ônibus.

Gastronomia: A culinária colombiana não está entre as melhores da América do Sul, mas dá para comer bem por lá. O prato tradicional, em boa parte do país, a bandeja paisa vem com arroz, feijão, carnes, ovo frito, salada, patacón (banana frita) e abacate, bem parecido com o PF brasileiro. É possível comer um prato desse por menos de R$ 10.

Como viajar: A Colômbia é um país relativamente grande, então, para distâncias longas considere sempre um voo. A companhia Viva Colômbia tem as tarifas mais baratas. Mas viajar de ônibus também é sempre uma opção por todo o país.

Palavras mágicas: chévere é um das palavras mais usadas na Colômbia e significa “legal”; listo equivale ao “OK”; o restante é espanhol convencional, o que muda sempre é o sotaque, que mesmo dentro do país é diferente dependendo da região.

Não é porque você está na Colômbia que o uso de droga está liberado. Na maioria dos hotéis, hostels e pousadas tem avisos claros de que é proibido o consumo de drogas, inclusive, maconha. A lei colombiana proíbe a posse e o consumo de doses mínimas de substâncias entorpecentes ou psicotrópicas.

Reserve seu hotel na Colômbia.

Faça seu Seguro Viagem com 15% de desconto.


Comentários