Na fronteira com o Panamá, do lado do Mar do Caribe, estão duas das mais bonitas praias colombianas: Capurganá e Sapzurro. Chegar lá não é fácil e nos pequenos vilarejos não há internet ou ATMs. Mas o que leva os turistas às duas praias é justamente o clima de tranquilidade e, claro, a beleza do lugar. As praias ficam cercadas por montanhas e florestas e têm um mar cristalino. Também Capurganá e Sapzurro são muito procuradas por quem quer cruzar a fronteira com o Panamá pelo mar. Já que, além disso, não há opções terrestres, apenas voos. Os brasileiros ainda não são muito vistos nesta parte da Colômbia e há pouca informação disponível em português sobre Capurganá e Sapzurro. Por isso, resolvi fazer esse post com dicas para quem deseja conhecê-las.

Sapzurro
Sapzurro

Como chegar

Para chegar em Capurganá existem duas maneiras: voos e barco. Apesar de minúscula, Capurganá tem uma pista de pouso e recebe pequenos aviões. Os voos devem ser reservados com antecedência, já que são poucos assentos.

A opção mais barata e mais utilizada são os barcos, que saem de duas cidades: Turbo ou Necoclí. É possível chegar até elas saindo de cidades como Medellín ou Cartagena.

Nós tomamos o ônibus de Medellín a Turbo. O ônibus sai do Terminal Norte. Existem cerca de 3 empresas que fazem essa rota e a passagem custa em torno de 60 mil COP. Tomamos o ônibus noturno e a viagem durou cerca de 8 horas. A estrada é cheia de curvas, mas foi tudo tranquilo.

Chegamos antes do amanhecer em Turbo e quando os ônibus chegam, muitos mototaxistas estão esperando para oferecer a corrida até o píer de onde saem os barcos. Mas é muito perto, não é necessário. Preferimos tomar café da manhã em uma padaria até o dia clarear. Turbo é uma cidade feia e todo mundo diz que muito perigosa.

O píer é terrível, feio, sujo e uma bagunça. A água é nojenta, muito poluída. Tenha cuidado para não respingar nada em você.

Os bilhetes começam a ser vendidos às 6h e esgotam rapidinho porque muita gente faz reserva. O ticket custa 60 mil COP e a viagem de lancha até Capurganá deveria supostamente durar entre 2h30 e 3h.

A lancha deve partir às 8h. Mas a nossa saiu atrasada e super lotada. Por causa disso, não conseguia a velocidade necessária e o capitão fez três tentativas de ida e perdemos 2h nisso, até decidirem tirar algumas pessoas do barco para outro. Ainda assim fomos apertados. Uma chateação só.

Ainda tivemos que fazer uma parada em outra praia antes de chegar a Capurganá para esperar os passageiros que foram no outro barco. Depois de quase 5h chegamos a Capurganá, onde param todas as lanchas, e de lá pegamos outra menor até Sapzurro, onde nos hospedamos. Este último trecho custa 7 mil COP.

Arara que vimos na praia que paramos
Arara que vimos na praia que paramos

Por tudo isso que acontece em Turbo, as pessoas recomendam pegar o barco a partir de Necoclí, onde tudo é mais organizado. Necoclí fica mais próxima de quem vem de Cartagena. E para chegar lá é preciso pegar um ônibus Cartagena-Monteria e depois Monteria-Necoclí. A lancha de Necoclí a Capurganá também custa 60 mil COP, mas a viagem é mais curta. 1h30.

Onde se hospedar

Escolher entre Capurganá e Sapzurro para se hospedar depende das suas intenções. Capurganá é um pouco maior, tem mais opções de hospedagem, restaurantes e bares. É onde as coisas acontecem. Mas já a praia é pequena e não é tão limpa, pois todos os barcos param lá.

Vilarejo de Sapzurro
Vilarejo de Sapzurro

A nossa escolha foi Sapzurro por ser menor, mais tranquila e mais bonita. Fizemos reserva pela internet, mas não recomendo, pois paga-se mais caro. O ideal é chegar lá e procurar. Como é uma única praia e pequena, é muito fácil.

Mas dos lugares que conheci em Sapzurro, o melhor lugar para se hospedar é o Hotel Doña Triny, que fica bem em frente ao píer onde chegam os barcos. É super organizado e tem quartos com ar condicionado e tv. Tem opções de dormitórios e privativos. Mas não conseguimos ficar lá, pois estava sempre lotado.

Conversamos com Doña Triny, que é muito simpática, e ela nos contou, toda orgulhosa, que tem um filho morando no Brasil, fazendo doutorado.

Além de hotéis, pousadas e hostels, em Capurganá e Sapzurro há opções de hospedagem em redes e campings, que normalmente são oferecidas em áreas dentro das pousadas e hostels. Essas são as opções mais econômicas, mas já ouvi casos de que pode não ser muito seguro.

Onde comer

Em Capurganá há bastante opções de restaurantes, barzinhos, padarias e mercadinhos. Apesar da refeição ser um pouco mais cara que nas grandes cidades colombianas, há opções de menu com preços bem razoáveis.

Já em Sapzurro funciona diferente. Como há poucos restaurantes, na verdade, quase todos são das pousadas, é preciso sempre “encomendar” antes se quer almoçar ou jantar. Funciona assim: bem antes do horário do almoço ou jantar, você avisa no restaurante escolhido o que vai querer para que eles preparem e combina o horário. Se não fizer isso, provavelmente vai ficar sem comer! hehe

Lá é um pouco mais caro que em Capurganá. A refeição sai em torno de 15 a 20 mil COP.

O que fazer

Ficar de boa nas praias é o que tem de melhor para fazer em Capurganá e Sapzurro. Mas em Capurganá há também alguns cursos de mergulho, para quem tem interesse.

Sapzurro
Sapzurro. A água não aparenta tão cristalina, pois o dia estava nublado.

De Sapzurro também é possível para cruzar a fronteira com o Panamá a pé, caminhando até a praia de La Miel, que também é muito bonita (escreverei um post depois como fazer isso). Em La Miel tem até um Free Shop.

De Capurganá e Sapzurro também é possível fazer o passeio pelas ilhas de San Blas até chegar em Cidade do Panamá (o que também contarei em outro post).

Praia de Capurganá
Praia de Capurganá

Dicas

-Capurganá e Sapzurro têm um clima tropical e chuvas são frequentes. Nós pegamos dias nublados e de chuva. Verifique antes a previsão do tempo para os dias em que pretende ir.

-No píer onde irá tomar o barco, compre um saco (de lixo mesmo) para embalar suas bagagens, pois a lancha molha muito.

– Procure sentar no meio da lancha, pois na frente o impacto pode ser muito forte e atrás, molha mais.

– Repelente é um item essencial nessas duas praias.

– Faça as contas e leve todo o dinheiro que vai precisar em espécie. Em Capurganá e Sapzurro não tem ATMs. No máximo é possível trocar dólares em alguns hostels em Capurganá, mas a cotação é baixa.


Comentários