Entre os atrativos da Chapada Diamantina estão as grutas e os poços. O mais famoso é o Poço Azul, que além da tonalidade incrível da água, com boa visibilidade praticamente o ano todo, é possível nadar nele. A sensação que tive ao entrar no Poço Azul foi de estar flutuando no céu. O Poço Azul fica a 1h30 de carro de Lençóis, no município de Nova Redenção.

O Poço Azul tem de 4 a 21 metros de profundidade
O Poço Azul tem de 4 a 21 metros de profundidade

A maioria das pessoas combina a visita com o Poço Encantado ou a Cachoeira do Mosquito. Nós deixamos a visita para o dia do nosso check out em Lençóis e de lá já seguimos viagem para Morro de São Paulo.

O Poço Azul é uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina
O Poço Azul é uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina

O Poço Azul foi descoberto em 1920, mas só em 1995 tornou-se atração turística. É preciso pagar entrada para visitá-lo: R$ 30 por pessoa (idoso paga meia) e inclui máscara, snorkell, coletes salva vidas e guia.

Como essa é uma das atrações mais visitadas da Chapada Diamantina e de fácil acesso, costuma ter sempre muita gente, então, é recomendável chegar cedo para não ficar muito tempo na espera. O número de pessoas que descem até a gruta é limitado a 12 por vez.

A caminhada da entrada até a gruta é bem curta e fácil, e tem apenas um trecho de escada. O guia nos leva até lá, faz as orientações sobre o banho e explica um pouco sobre o Poço. Antes de tudo é preciso tomar uma ducha para tirar do corpo protetor solar, hidratantes ou outros produtos que possam sujar a água do poço.

O tom de azul turquesa do poço impressiona e você só tem ideia da profundidade, que é de 4 a 21 metros, quando entra na água, que é completamente transparente e, por isso, muita gente se assusta, mesmo estando de colete.

O tempo do banho também varia entre 20 a 40 minutos, dependendo do número de visitantes. Mas é o suficiente. Esse lugar é realmente mágico e a sensação de poder nadar e flutuar no poço é incrível!

Em algumas épocas do ano acontece a refração solar (fevereiro a outubro), quando um raio de luz incide na gruta, por algumas horas do dia. O melhor horário para visitar é entre 12h30 e 14h.

Como disse, algumas pessoas e agências combinam a visita do Poço Azul com o Poço Encantado, que ficam a quase 80km de distância. O Poço Encantado fica no município de Itaetê e a melhor época para visita é entre abril e setembro. Pelo que nos falaram, em janeiro, quando fomos, o Poço Encantado não estava com uma boa visibilidade, por isso, não visitamos. Neste poço, também não é permitido entrar para tomar banho.

Uma coisa importante é não confundir o Poço Azul com a Gruta Azul da Fazenda Pratinha, que não tem uma boa visibilidade e também não é possível tomar banho. Então, mesmo que você já tenha ido na Pratinha vale muito a pena incluir o Poço Azul no seu roteiro na Chapada.

Veja nosso roteiro completo na Chapada Diamantina:

Chapada Diamantina pela primeira vez: roteiro para 5 dias


Comentários