O Peru foi eleito em 2014 “O Melhor Destino Culinário do Mundo” pelo World Travel Awards, considerado o Oscar da indústria do turismo. A gastronomia peruana, que é resultado de uma fusão cultural das culinárias indígena, espanhola, africana e de outros imigrantes europeus, tem sido cada vez mais valorizada em todo o mundo e se tornado um atrativo importante para quem visita o Peru. Em Cusco, as aulas de culinária já entraram para o roteiro dos turistas e são oferecidas em restaurantes ou em cursos especializados. Nós participamos de uma dessas aulas e contamos neste post como foi a experiência.

Aula de culinária peruana
Aula de culinária peruana

Quando fomos ao Peru, estávamos decididos a fazer uma aula de culinária. Como tínhamos mais tempo em Cusco, decidimos fazer lá. As aulas são oferecidas em vários lugares. Pesquisamos e escolhemos por fazer a aula na Peruvian Cooking Classes. Como fomos os primeiros a nos inscrever para a aula daquele dia, nós escolhemos o cardápio que foi de bebida, Pisco Sour; entrada Yuquitas a la Huancaína; e de prato principal, Ceviche de Pescado.

Compras dos ingredientes no mercado
Compras dos ingredientes no mercado

As aulas duram, em média 3h, manhã ou tarde, e podem ser em inglês ou espanhol. A aula começa pela ida ao mercado para escolher e comprar os ingredientes, depois preparo e, por fim, saborear os pratos preparados. O (a) professor (a) entrega uma receita com todos os ingredientes necessários e as roupas de chef, avental e chapéu. A escola é super organizada, com uma cozinha muito bem equipada.

Preparo do menu
Preparo do menu

Fizemos a aula em três. Nos saímos bem no preparo, mas os toques finais ficaram por conta da professora e ajudante e no final ficou tudo uma delícia e muito bem apresentável.

IMG_5112

As aulas têm um preço salgado de 100 soles por pessoa. Mas há opções mais baratas como aulas mais curtas ou aulas para fazer drinks e chocolates. Todas as aulas e preços estão disponíveis no site da escola.

Resultado final
Resultado final

Ainda não testamos a receita em casa, pois precisaremos substituir alguns ingredientes. Mas a experiência de participar da aula foi muito bacana.


Comentários