Um roteiro em Arequipa, no Peru, só fica completo com o passeio ao Vale do Colca, que pode ser feito em um ou dois dias. O Vale fica a 160 km da cidade de Arequipa e é o terceiro destino turístico mais visitado do país.  

Vale do Colca
Vale do Colca

Várias agências do centro de Arequipa oferecem o tour, que custa em torno de 60 soles por pessoa, incluindo transporte, café da manhã e guia. As taxas para visitação do cânion del Colca é paga à parte e custa 70 soles para extrangeiros, sendo 40 soles para sul americanos (lembre-se de levar o passaporte ou identidade). O almoço também não está incluído.

O tour de um dia tem início às 3h da madrugada e termina por volta das 17h. As primeiras horas da madrugada são apenas de deslocamento. No início da manhã, chega-se ao vilarejo de Chivay para o café da manhã. Depois o passeio segue passando por vários vilarejos que remontam ao período colonial e que se destacam por suas igrejas de arquitetura espanhola e também pelos moradores da região, que possuem roupas, danças e tradições próprias.

Praça de Chivay
Praça de Chivay
Igreja de Maca
Igreja de Maca

A região do Colca é povoada desde o período pré-inca e os terraços agrícolas dessa época são mantidos até hoje e podem ser vistos ao longo do Vale, no alto das montanhas e nas margens do rio Colca.  Os Incas também habitaram o vale e nas montanhas da região foram encontradas múmias de crianças oferecidas em rituais. Uma dessas múmias é a famosa Juanita, que se encontra no Museo Santuarios Andinos, no centro de Arequipa.

Criança com trajes tradicionais e alpaca na feira de Maca
Criança com trajes tradicionais e alpaca na feira de Maca

O cenário principal do vale é o Cânion do Colca, que é um dos mais profundos do Mundo, com 3.400 metros de profundidade, sendo bem mais profundo que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, que possui uma profundidade de 1.600 metros. O cânion foi formado pela erosão de rocha vulcânica causada pelo rio Colca, ao longo de uma falha na crosta da Terra.

Cânion do Colca
Cânion do Colca

O ponto alto do passeio  é a visita à Cruz del Condor, mirante de visualização de condores. O condor andino é a maior ave em envergadura do Mundo, medindo até 3,20 m. Também é a ave mais pesada a conseguir voar. Na tradição Inca, o condor é um dos animais sagrados que compõem a trilogia. Na Cruz del Condor é possível observar o espetáculo deles. Levou algum tempo, mas nós chegamos a ver mais de dez condores planando juntos.

Cruz del Condor
Cruz del Condor
Condores planando na Cruz del Condor
Condores planando na Cruz del Condor

O passeio pelo Vale do Colca inclui ainda visita às piscinas de águas termais de Calera, com entrada à parte no valor de 15 soles. Eu particularmente não gostei muito destas piscinas, prefiri muito mais as de Santa Teresa, que visitamos na trilha Salkantay.

No retorno a Arequipa também é feita uma parada na Reserva Nacional de Salinas y Aguada Blanca, onde é possível ver animais da região, como llamas, alpacas e vicuñas.

Vulcão Misti
Vulcão Misti

As paisagens da região do Vale do Colca são algumas das mais bonitas que vimos no Peru. E o passeio de um dia, apesar de cansativo, vale muito a pena. Nós fizemos o passeio com a Colonial Tours e ficamos muito satisfeitos com o serviço oferecido pela empresa.


Comentários