A região da Baviera é muito particular da Alemanha, com língua e cultura própria. Também é dona de paisagem espetacular com seus campos e montanhas. Munique é a casa do Oktoberfest, a festa mais famosa da Alemanha, mas como chegamos em novembro estávamos atrasados para o evento que acontece, na verdade, em setembro e queremos muito ir um dia. Munique é uma cidade muito charmosa, mas as grandes atrações da Baviera ficam em Füssen, onde estão os castelos construídos pelo rei Ludwig II. Entre eles, o mais famoso, o Castelo Neuschwanstein.

Castelo Neuschwanstein
Castelo Neuschwanstein

São pouco mais de 2 horas de viagem de trem de Munique a Füssen, mas o cenário no caminho faz a viagem parecer menor.

Ludwig II era tido como louco e extravagante e em Füssen ele construiu os castelos, sendo o mais famoso deles o Neuschwanstein, um dos principais cartões postais da Alemanha.

Fizemos uma visita ao castelo, que foi construído em meio a montanhas e lagos e teria inspirado Walt Disney na criação do castelo da Bela Adormecida. O castelo parece mesmo de conto de fadas e, apesar da obra ter sido durante o final do século 19, entre os anos de 1869 a 1886, o Neuschwanstein foi construído no estilo medieval, pois o rei era fascinado por este período.

O interior do castelo é cheio de luxo, requinte e tecnologia avançada para época. Os quartos do palácio, a residência real, foram equipados com aquecimento central de ar quente; a cozinha tinha água quente e fria; os banheiros tinham um sistema de descarga automática; e o rei usava um sistema de campainha elétrica para convocar seus servos e ajudantes. No terceiro e quarto andares havia até telefones e para levar as refeições para o andar de cima havia um elevador. Mas o rei pouco pôde desfrutar da mordomia, falecendo antes mesmo do seu ambicioso projeto ser concluído.

Vista das janelas do Neuschwanstein. No lado direito, o Hohenschwangau.
Vista das janelas do Neuschwanstein. No lado direito, o Hohenschwangau.

O nome Neuschwanstein é uma referência ao “cavaleiro do Cisne”, Lohengrin, da ópera com o mesmo nome do compositor Richard Wagner, que inspirou também em outros detalhes do castelo. Wagner costumava fazer apresentações para a família real.

O passeio pelo castelo tem duração de 35 minutos, começa com uma vista aos quartos dos empregados, com mobiliário de carvalho autênticos no primeiro andar superior. Os quartos no segundo andar nunca foram concluídos e hoje funcionam como uma loja, um café e uma sala de multimídia. Os apartamentos e camarotes do rei estão no terceiro e quarto andares.

A subida da cidade até o castelo pode ser feita a pé, em uma caminhada de cerca de 30 minutos; de carruagem (6 euros) que sai do Hotel Muller, ou ainda de ônibus. Do ponto onde param as carruagens até o castelo é cerca de 300 m – 5 minutos de caminhada; de ônibus (2,60 euros ida e volta), ponto de partida: Schlosshotel Lisl. O ônibus não funciona se não houver neve ou gelo nas estradas.

É do mirante da Mary Bridge onde é possível fazer as melhores fotos panorâmicas do castelo. Infelizmente, não tivemos tempo de ir até lá.

Na região de Füssen ficam ainda outros castelos importantes, o Hohenschwangau, castelo amarelo à frente do Neuschwanstein e que era a residência oficial de verão da família real da Baviera; o Hohes-Schloss, que fica no centro da cidade de Füssen e está entre os castelos mais preservados na Baviera; e o Schloss Linderhof, que fica mais afastado do centro da cidade e que tem claras semelhanças com o Palácio de Versailles. O centro da cidade de Füssen também merece uma visita.

Os ingressos para os castelos devem ser, preferencialmente, comprados com antecedência:

Neuschwanstein: http://www.neuschwanstein.de/englisch/tourist/index.htm

Hohenschwangau: https://www.hohenschwangau.de/765.0.html

Schloss Linderhof: http://www.schlosslinderhof.de/englisch/tourist/reserv.htm

Em Munique fomos recebidos pela família da prima de Fred, Leslie Nowak. Nosso agradecimento especial a eles! 🙂

Reserve seu hotel em Munique

Reserve seu hotel em Füssen

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis  com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.

Comentários