Olá viajantes!

Quando se fala em Alemanha, qual bebida vem logo à cabeça? Cerveja, claro! Mas a verdade é que o país também produz vinhos extraordinários à altura da vizinha França. A região dos vinhos alemã fica às margens do Rio Mosel ou Mosela, em português, que tem ainda paisagens incríveis. E é esse lugar deslumbrante que ainda não é conhecido pelos brasileiros que o casal Norbert Lahn e Valda Lahn, ele alemão e ela potiguar, ambos empresários do salão Valda Cabelos em Natal, nos apresentam hoje.

Gute Fahrt!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região dos Vinhos da Alemanha por Valda e Norbert Lahn

Uma parte da Alemanha desconhecida, a linda região do vale do Rio Mosel (Mosela) é delineada ao longo do curso do rio por vinhedos que produzem os mais maravilhosos vinhos alemães. É nesta região no sudoeste da Alemanha, próximo à França, que fica a encantadora cidade de Bernkastel-Kues. Este lugar para nós é apaixonante, relaxante e propício para os amantes dos vinhos.

Rio Mosel ou Mosela
Rio Mosel ou Mosela

O Rio Mosela nasce na França, passa por Luxemburgo e desemboca no Rio Reno, na Alemanha. São mais de 560 quilômetros acompanhados de famosos vinhedos. Na parte alemã, o rio passa por algumas das cidades mais antigas do país, entre elas, a mais antiga de todas, Trier, em português Tréveris, fundada pelo imperador romano Augusto em 16 a.C e residência preferida do imperador Constantino. A cidade conhecida como a Segunda Roma possui ruínas romanas, como a Porta Nigra, antigas termas romanas e uma arena. Foi lá também que nasceu o filósofo Karl Marx. Dizem que a produção de vinho na região data de 2 mil anos, tendo início ainda no império romano.

Trier merece um capítulo à parte, então vamos voltar a Bernkastel-Kues. Além dos vinhos incríveis e de uma grande variedade, o que torna a escolha difícil, a cidade oferece outras delícias, como as especialidades da região, Eisbein (joelho de porco) bem crocante e carne de javali.

Arquitetura de Bernkastel-Kues
Arquitetura de Bernkastel-Kues
Ruas de Bernkastel-Kues
Ruas de Bernkastel-Kues
Valda e Norbert saboreando um autêntico eisbein
Valda e Norbert saboreando um autêntico Eisbein

Os passeios no fim de tarde às margens do Rio Mosel são muito nostálgicos e relaxantes. Durante o dia, é possível ir de uma cidade a outra em barcos, que possuem linhas regulares, sempre nos mesmos horários. As paisagens são de encher os olhos!

Valda às margens do Rio Mosela
Valda às margens do Rio Mosela
Passeio pelos vinhedos
Passeio pelos vinhedos
Norbert e Valda em um passeio pela região dos vinhos
Norbert e Valda em um passeio pela região dos vinhos

As melhores hospedagens em nossa opinião são as pousadas das viniculturas às margens do rio, sendo estas simples, mas aconchegantes, além de você se tornar íntimo dos proprietários. O da nossa pousada era um enólogo que a noite reunia os hóspedes para oferecer uma degustação de vinhos e falar sobre cada um. Uma verdadeira aula!

Degustação de vinhos na pousada
Degustação de vinhos na pousada
Proprietário da pousada explica sobre cada vinho servido na degustação
Proprietário da pousada explica sobre cada vinho servido na degustação

Bernkastel, além de ser uma cidade muito antiga e com uma bonita arquitetura, tem um pequeno e atraente comércio, onde é possível fazer compras de copos especiais para vinho que só existem lá, além de souvenires variados e cachaças da região.

Videiras nas ruas de Bernkastel
Videiras nas ruas de Bernkastel
Bernkastel é o lugar ideal para relaxar
Bernkastel é o lugar ideal para relaxar

É também em Bernkastel que é realizada a maior festa do vinho da região do Mosela, a Mittelmosel. A festa realizada no mês de agosto conta com desfile dos vinicultores com carros decorados, bandas de música e grupos folclóricos alemães e do exterior.  Mais de 30 cidades produtoras de vinho oferecem vinhos famosos.

De barco é possível visitar outras cidades
De barco é possível visitar outras cidades

Com todos esses atrativos e belezas, Bernkastel-Kues e a região do rio Mosela parecem ser ainda desconhecidas pelos brasileiros que viajam pela Europa, que não sabem o que estão perdendo.

 

 


Comentários