Home » Brasil » Sudeste » Aldeia Velha (RJ)

Aldeia Velha (RJ)

Olá viajantes, hoje é sexta-feira e o blog merecia um texto bem fim de semana. E a dica de hoje é de um lugarzinho lindo do Brasil, que é claro, com tantos lugares maravilhosos não podia ficar de fora do CV. O lugar é Aldeia Velha, no estado do Rio de Janeiro, e o texto é do engenheiro mecânico de Niterói (RJ), Paulo Guasti. E além de fotos, ele também nos enviou um vídeo para dar ainda mais vontade de conhecer esse recanto que fica no município de Cassimiro de Abreu a 133 km da capital.  

Aldeia Velha por Paulo Guasti

Entrada de Aldeia Velha (RJ)

Conheci esse lugar através do meu irmão mais velho. No início, fiquei receoso por se tratar de um lugar totalmente desconhecido e que já tinha passado inúmeras vezes pela a discreta entrada.O lugar é um distrito da cidade de Casimiro de Abreu/RJ e fica 8km (rua de terra batida) pra dentro estrada RJ 126. A vila de Aldeia Velha é bem pequena e pacata, você consegue andar tudo a pé tranquilamente.É um lugar ideal para quem curte muita paz e natureza. Existem 3 principais picos para se frequentar durante o dia, que são: Cachoeira das Andorinhas, 7 Quedas e o rio que corta a cidade. Todos esses com água cristalina!

Cachoeira Andorinhas

Andorinhas é o lugar que faz a viagem valer a pena de fato. É uma queda d’água de 12m formando um lindo poço, sendo que antes dessa queda existem mais duas quedas acima com outros 2 poços. É possível pular da Andorinhas, mas é preciso pular primeiro no Poço do Diabo (1° poço a cima – 9m de altura) e muita coragem. Existe também a super queda, que é pular da altura do Poço do Diabo direto para Andorinhas, mas esse pulo eu não recomendo!

 

 

As 7 Quedas é em uma fazenda fechada e além de ser pago (R$15,00/pessoa) é preciso agendar e a companhia de um guia. Vale a pena ir só uma vez, pra conhecer e fazer umas trilhas.

O rio da cidade é ótimo se você está sem carro ou com preguiça de ir pra Andorinhas, é em frente ao camping, só é preciso atravessar o pasto para relaxar.

Se você só for passar o dia em Aldeia Velha eu aconselho ficar o tempo todo em Andorinhas, mas caso você queira dormir um ou mais dias, você pode ficar nas pousadas (bem simples, mas também bem baratinhas) ou no camping (Camping Aldeia de Bambu – Tiaguinho).

Paulo Guasti na cachoeira Andorinhas

Sempre quando eu vou não consigo ficar só um dia, daí sempre fico no camping. O bar do camping é ótimo, tem muitos tipos de cerveja de qualidade, vinhos, tem TV de plasma, violão “público” e mezanino! Detalhe que o camping é todo gramado com boas árvores, tem uma pequena piscina natural, churrasqueira, fogão, fogão a lenha, banheiros limpos e novos e até água quente tem!

Rio que corta o pasto

A noite, a boa é ir para as festas locais que rola nas sextas e sábados para beber uma cerveja e jogar conversa fora e, se quiser ficar mais light, dê um pulo na pizzaria que é bem gostosinha e é programa pra amigos e toda a família.

Uma dica é ir no verão, pois como se trata de cachoeiras, a água não é das mais quente (mas é longe de ser gelada também) e no inverno faz um frio muito grande na barraca.

Para quem quer fugir do mundo, Aldeia Velha é o lugar. Mas por favor, preservem a natureza! Nada de lixo e nada de tomar banho de sabonete/shampoo no rio.

Aldeia-me!

Legal né? Quer saber mais sobre Aldeia Velha? Pode trocar umas ideias com o Paulo em seu perfil do Face: Paulo Guasti.

Comentários

  • Roger

    ALDEIA VELHA PERTENCE A SILVA JARDIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!