Quando entrei em contato com Meliana pelo Couchsurfing, ela já me disse que a casa dela não tinha um endereço real. O que pensei ser um pouco esquisito… especialmente quando você tem que acreditar que todo mundo do Couchsurfing e suas casas realmente existem…mas quando eu cheguei lá, eu entendi porquê: é uma vizinhança típica balinesa e não tem ruas, apenas pequenas becos para caminhar ou passar de moto. Nós nos encontramos em frente ao café da vizinhança e atravessamos todos aqueles pequenos becos, no escuro, apenas com a luz da lanterna dela para chegar até a sua casa. Depois das primeiras curvas, eu já não sabia como sair dali.  ^^ Melina me disse que deveríamos caminhar fazendo muito barulho para que as possíveis cobrar que estivessem à nossa volta fossem embora ao invés de nos atacar. Desde então, eu sempre caminho fazendo muito barulho na natureza. ^^

A cidade da floresta, Ubud
A cidade da floresta, Ubud

 

Eu entrei na casa dela em Ubud e para mim, como Couchsurfer, parecia um palácio! Tão grande,  bonito e legal! O marido dela estava de férias na Espanha naquele período, então, Meliana tinha aquela enorme casa inteira só pra ela. Eu fiquei com meu grande quarto de palácio com uma bonita cama de casal e muito espaço! Foi perfeito! Eu me senti como em um paraíso na casa dela! Não tive como agradecê-la suficientemente quando estive com ela! Eu deveria ficar lá por apenas duas noites e ao final fiquei com ela por quatro noites. Meliana é uma ótima pessoa, cheia de histórias incríveis sobre sua vida e viagens.  Eu aproveitei muito o tempo que estive com ela.

Em Ubud, nenhum outro meio de transporte é permitido, além do seu carro ou moto ou táxis locais. Os taxistas de Bali agora tem a concorrência do Grab, Uber e GoJek que são aplicativos que o transportam por preços fixos e geralmente muito barato.

Por um dia, eu participei de um tour de rafting que incluía me pegar e deixar no centro de Ubud. Como eu não estava no centro de Ubud, eu tinha que ir de scooter por 7 minutos. Portanto, Meliana foi tão amável e conseguiu  uma scooter por um preço razoável de 50.000 IDR por dia (cerca de 3,50 €). De manhã, ela me deu uma rápida explicação de como pilotar e desligar uma scooter e, então, eu fui para a minha primeira volta sozinha em uma scooter! Não foi tão bom assim (especialmente nas curvas), mas graças a Deus, o trânsito é “ok” em Ubud.  Na verdade, é muito divertido e fiquei feliz quando me acostumei a dirigir na mão inglesa nos últimos dez dias e pude me concentrar em melhorar minhas habilidades pilotando a scooter.  

No caminho do rafting,  I Wayan Sunarta foi meu motorista. O nome dele significa que ele é o primogênito. Na verdade, nas vilas todas as crianças têm os mesmos nomes: Primeiro (Wayan), Segundo (Kadek, Made), Terceiro (Nyoman, Komang), Quarto (Ketut) e se tiver mais crianças eles começam com “Primeiro de novo” (Wayan Balik). ^^ I Wayan me disse porquê ele freou com tanta força quando ele viu um gato na rua: “Se você atropelar um gato, você tem que parar, pegar o gato e fazer uma cerimônia no templo. E você tem que pagar por tudo. E ainda dá má sorte para você. Em Bali, nós acreditamos que os gatos têm alma e você tem que cuidar e rezar para eles”.

No nosso caminho, nós paramos no Lua Coffee Shop onde eles me explicaram muito sobre como o café é feito do começo ao fim. Eu fiz uma degustação de café com uma vista incrível para um terraço e uma plantação de café. Eu não teria comprado o Lua Coffee se eu soubesse que eles eram contra os direitos do animais, que são mantidos em gaiolas e tem que comer todos os dias apenas grãos de café … por qual razão? Para que os seres humanos para beber café de grãos saídos de suas fezes… que parece ridículo para mim!

Degustação de café no Lua Café com todos os diferentes sabores
Degustação de café no Lua Café com todos os diferentes sabores

Fiz o rafting tour no rio Telaga Waj que é aparentemente mais divertido e radical do que o rio perto de Ubud. Reservou o tour na agência em Seminyak por 300.000 IDR (cerca de 21,50 €) com Kadek da Bali Ricky Tour.

Curtindo a cachoeira durante o rafting tour
Curtindo a cachoeira durante o rafting tour

Depois do rafting, Meliana me levou para uma corrida do Bali Hash House Harriers. Foi a primeira vez que ouvi sobre um “Um clube de bebida com problemas de corrida” como eles se chamam. Eles têm provas para distâncias curtas em torno de 6-8km e para longas de 10-12 km. Em Ubud, você pode participar três vezes por semana: segundas, quartas e sábados. As provas são sempre diferentes, a uma distância de 20-60 minutos de moto de Ubud. A equipe marca a trilha com papel branco e a minha trilha atravessava terraços de arroz, desci terraços de arroz, subi, atravessei um rio!! Atravessei pontes de bambu, passei por vias estreitas e vizinhas de Bali. Aqueles lugares e aquelas pessoas eu nunca teria visto na minha vida sem a Bali Hash House Harriers! Eu conheci crianças locais e me diverti muito!

Encontrando crianças balinesas participando da corrida Bali Hash House Harrier
Encontrando crianças balinesas participando da corrida Bali Hash House Harrier
Cruzando uma ponte de bambu durante a corrida
Cruzando uma ponte de bambu durante a corrida

Eu até mesmo vi muitos porcos pretos balineses que são raros. Ao final da corrida, eu estava encharcada de suor com um sorriso no rosto! É tradicional ganhar cerveja de graça depois da corrida e eu tive sorte que ganhei comida (Gado-Gado) de graça também. Tão gostoso! Essa foi a minha primeira vez participando, então, eu fui “batizada” – com cerveja, é claro! O Hash House Harrier Clubs estão por todo mundo e tentarei participar mais de corridas viajando pelo mundo, como uma ótima oportunidade de conhecer gente divertida e a área onde estou hospedada também.

Meliana é fotógrafa e escritora para revistas sobre restaurantes de Bali. Portanto, ela conhece basicamente todo restaurante de Ubud o que foi uma vantagem para mim! Eu pude conhecer tanta comida gostosa! Aqui está uma seleção de restaurantes, bares, cafés e sorveterias que visitei em Ubud:

Café da Manhã:

  • Café Vespa (Jl. Penestanan); perfeito para começar o dia com um café da manhã delicioso que você pode pedir aqui!
  • Monsieur Spoon Ubud (Jl. Hanoman); um delicioso estabelecimento francês que você pode comer um café da manhã incrível antes de estar pronto para explorar a cidade.
Café da manhã no Monsieur Spoon Ubud
Café da manhã no Monsieur Spoon Ubud

       

Sorvete delicioso do Warung Pulau Kelapa
Sorvete delicioso do Warung Pulau Kelapa

     Sorveterias:

  • Warung Pulau Kelapa (Jl. Raya Sanggingan) – sorveteria de fabricação própria com o tradicional sorvete de Durian (feito da fruta fedorenta!). Não foi o meu favorito, mas fiz um esforço pelo menos para provar!)
  • Gelato Secrets, com diferentes lojas em Ubud – sorvete caseiro com muitos sabores de toda Indonesia, muito gostosos!

Restaurantes:

  • Naughty Nuri’s Warung (Jl. Raya Sanggingan) – aqui eu comi as melhores costelas de toda a minha vida, de longe, com a ótima companhia e gargalhadas de Meliana e alguns de seus amigos.
  • Warung Boga Sari (Jl. Raya Ubud No.23); bonito restaurante no meio de Ubud com muito talento e boa comida. Eu comi um delicioso pato e peixe. Eu recomendo tudo de lá! =) Mas não se preocupe, eles irão levar a sua comida, apesar deles não serem os mais rápidos.
  • Sari Organik (Jl. Subak Sok Wayah, Tjampuhan); delicioso para almoço, jantar ou apenas no meio do passeio pelos terraços de arroz.
Relaxando enquanto comia e bebia no Sari Organik com essa vista espetacular
Relaxando enquanto comia e bebia no Sari Organik com essa vista espetacular

Bares:

  • Room4Dessert (Jalan Sanggingan, Ubud); Como o próprio nome do lugar diz, óbvio que você precisa deixar espaço para sobremesa, quando estiver nesse ótimo bar! Normalmente eles têm música ao vivo, que você pode curtir com um coquetel exótico em sua mão! Vá lá para começar a noite!
      • CP Lounge (Jalan Wenara Wana No. 15, Ubud); ótimos coquetéis com uma atmosfera relaxante e boa música (dependendo do dia e da hora que você for, eles também têm música ao vivo!). Aqui, eu tomei o primeiro coquetel da minha viagem – um Daiquiri de laranja! Muito gostoso! =)

Se você está viajando com o orçamento apertado e não pode ir a restaurantes todos os dias, o melhor jeito de provar as comidas locais é no mercado de comida local! Também, se você não está com orçamento curto, deve ir lá assim mesmo! Recomendo muito!!! Melina e eu, acordamos muito cedo para ir ao mercado de Ubud na hora que abre das 5-7h30 e vende todo tipo de comida fresca. Por volta das 8h, se transforma em um mercado turístico. Vá lá antes das 7h e aproveite os diferentes aromas no ar, os sons das galinhas e pessoas falando e barganhando e as cores de todas as diferentes comidas. Você deve comprar tanto quanto possa comer. Você pode também comprar vegetais frescos e frutas para o restante da semana.

Meliana comprando café da manhã no mercado de comida local de Ubud
Meliana comprando café da manhã no mercado de comida local de Ubud

Eu vi um grande caminhão cheio de galinhas que deixa a comida mais real. Especialmente, quando você vive em uma cidade onde apenas faz compras em um supermercado e é fácil perder a conexão de onde a comida vêm. Li uma citação no Facebook outro dia, dizendo “Queridos caçadores, por favor, parem de caçar animais. É muito cruel! Você pode simplesmente comprar sua comida no supermercado e nenhum animal precisa morrer por isso!”. Sem comentários….

Caminhão de galinhas no mercado local
Caminhão de galinhas no mercado local

Um dos melhores escaladas em torno de Ubud é provavelmente subir o Mt. Batur para o nascer do sol! É uma ótima aventura que começa às 2h da manhã, quando você é pego pela sua agência de trekking, que leva você em uma van até a base para subir o Mt. Batur. Mesmo que você esteja com o orçamento curto, você TEM que ir com um guia, como eles têm uma “máfia da montanha” em Bali ninguém pode escalar por sua conta a montanha para o pôr do sol. Eles sempre checam na entrada  em qual grupo você está. Eles tipo que “reivindicam” a montanha e querem ganhar dinheiro com isso. Primeiro, eu pensei que não poderia ser verdade, mas então, Meliana me contou a história: Uma vez, ela tentou escalar o Mt. batur com alguns amigos, sem pagar um guia turístico e eles quase foram espancados por algum tipo de “segurança”. Então, você deve reservar um guia com antecedência. Também é mais seguro para você, não é tão caro (é claro que você tem que barganhar!). Eu paguei 225,000 IDR (cerca de 16 €) para me pegarem e deixarem em Ubud, café da manhã, uma lanterna e um trekking guiado para escalar o Mt. Batur com uma volta em torno da cratera. Você ficará no alto da montanha para ver o nascer do sol, então, prepare-se para escalar no escuro, no vento frio no pico e um bom exercício até chegar no alto da montanha! Você não deve ir se não estiver em boa forma física. O que você deve levar: bastante água, botas de trilhas (uma garota de chinelos, claro, não pôde chegar até o pico) e agasalhos que você pode tirar na medida que for esquentando, uma vez que o sol aparecer. No pico, você pode desfrutar de uma vista perfeita de Bali, do mar em volta e também das ilhas Nusa Lembongan, Nusa Penida and Lombok.

Curtindo a vista espetacular sobre as nuvens do pico do Mt. Batur. Foto: Martin
Curtindo a vista espetacular sobre as nuvens do pico do Mt. Batur. Foto: Martin

Apenas espetacular! Você também pode ter a oportunidade de visitar algumas crateras de onde sai o ar quente do vulcão. Seu guia local, vai dizer a você que eles cozinham ovos perto dos buracos, mas não é verdade….

Vista incrível do pico do Mt. Batur. Foto: Martin
Vista incrível do pico do Mt. Batur. Foto: Martin
Relaxando no Salão Jaens Spa Ubud
Relaxando no Salão Jaens Spa Ubud

Eu tive uma prazerosa experiência na minha primeira massagem de pedras quentes no salão favorito de Meliana, Jaens Spa Ubud ( Jalan Raya Pengosekan Ubud). Quando você entra no lugar, você já se sente mais relaxado com a música, o chá, as frutas e os aromas no ar. Você primeiro faz uma massagem no pé, onde você pode escolher o cheiro do seu óleo de massagem. Você pode escolher a duração da sua massagem também. Escolhi uma massagem de 1h30 e paguei 325,000 IDR (cerca de 23 €), massageando e relaxando minhas costas, pernas depois da escalada ao Mt. Batur, foi apenas maravilhoso! =) Se você quer uma massagem no Jaens Spa Ubud, você tem que agendar, eles estão sempre cheios! Aqui você pode pegar o contato deles:  http://www.jaensspaubud.com/ , +62 361 971312.

Visitar o Patrimônio Mundial da Unesco em Ubud, os terraços de arroz de Tegalalang é imprescindível. É impressionante e bonito ao mesmo tempo! Você deve saber que não se paga nada para ver. Algumas pessoas tentam fazer você pagar quando você para com seu carro, mas se você diz que só quer passar, não precisa pagar. É uma rua pública e também um patrimônio público! Apenas se você quiser caminhar por um caminho especial, você precisa pagar a entrada, mas para tirar belas fotos dos terraços, você não precisa fazer isso.

Eu recomendo altamente fazer a caminhada Campuhan Ridge para “Karsa Kafe” por cerca de 2 km. Comece no templo Gunung Lebah e siga o bonito caminho acima da floresta com vistas incríveis durante o pôr do sol. Durante o caminho, eu conheci o alemão Walther e a sua esposa. Ele tem 86 anos e visitava Bali pela primeira vez. Eles me disseram que eles estão viajando por Bali por três semanas e aproveitaram muito a experiência! O que mostra que você nunca é tão velho para viajar!

Conhecendo Walther durante a caminhada no Kampuhan Ridge
Conhecendo Walther durante a caminhada no Kampuhan Ridge

De Ubud, reservei minha viagem para Nusa Lembongan e mais adiante para Lombok, que incluía pegar em Ubud e levar até o porto de Sanur. Eu fui com a empresa de barco Scoot Fast Cruise e reservei com a agência Perama Tour (Jl. Raya Pengosekan Ubud No.63 X, Ubud). Eu recomendaria reservar ida e volta de uma vez, pois é normalmente, mais barato do que reservar cada trecho por vez.

Quando você for a Ubud, faça isso e aproveite um tempo lá! Eu amaria voltar e ter mais tempo para ver tudo e relaxar!

Tenha um relaxante Natal! Eu desejo a todos vocês boas festas!

Sua garota viajante,

Julie

*Post escrito originalmente em inglês por Juliane Boll e traduzido para o português por Karla Larissa.

Reserve seu hotel ou pousada em Bali

*O Compartilhe Viagens participa de um programa de afiliados do Booking.com, por meio do qual é possível reservar hotéis com descontos e segurança e ainda ajudar ao blog se manter. Nós recebemos uma pequena comissão e você não paga nada mais por isso.

Leia mais sobre Bali:

http://compartilheviagens.com.br/categoria/asia/indonesia-asia/

Read this post in English:

The jungle city Ubud – at Meliana’s house


Comentários